A Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, lança para o mercado o QPay, um software feito sob medida para o setor de lojas autônomas. Operando em cerca de 300 lojas, o sistema, que já registrou mais de 1,6 milhão de compras e transacionou mais de R$ 30 milhões, possibilita, por meio de uma jornada fluida e um aplicativo intuitivo, que os consumidores efetuem compras em menos de 19 segundos.
De acordo com Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, ao todo, a marca investiu cerca de R$ 5 milhões para desenvolver o QPay do zero. “Recebemos um aporte de investidores-anjos de R$ 1 milhão e, somando o valor com o capital proveniente do caixa da Minha Quitandinha, arquitetamos o sistema do zero, desde a primeira linha de código. Foi um investimento extremamente alto também em termos de tempo, uma vez que, fizemos uma grande aposta rodando o software em lojas reais e ajustando-o conforme os feedbacks. A cada nova funcionalidade que queríamos implementar, buscamos as melhores práticas do mercado, com bastante calma, o que obviamente elevou os custos, mas garantiu uma qualidade excelente”, explica o executivo.
Operando no modelo 3 em 1, o software, que tem como objetivo melhorar a jornada de compra e venda tanto para o shopper quanto para o varejista, pode ser utilizado em totem (ou POS), aplicativo para celular e no modo sistema de gestão para o vendedor. Segundo Mauri o grande diferencial do QPay é ter sido projetado com base no segmento de minimercado autônomo e não adaptado de outro segmento. “A maioria dos programas que são usados hoje, são originalmente de outros setores, como, por exemplo, máquinas de vending, resultando em soluções não assertivas, por vezes caras, lentas e complicadas, sem o foco necessário para a operação de lojas autônomas”, comenta o CEO.
Hospedado no servidor da AWS – Amazon Web Services, o QPay pode ser personalizado de acordo com a marca aderente e auxilia os varejistas com funções como inventário, precificação, cálculo de margem por categoria e até a criação de cupons de desconto. E tem muito mais por vir, por meio da Inteligência Artificial, o sistema operacional também mostrará quais produtos comprar para repor no estoque, ajudará no gerenciamento do capital de giro e poderá ajudar com o marketing. Além disso, o QPay pode ser testado pelos varejistas antes que os mesmos adquiram um plano.
Em um cenário no qual estima-se que existem entre 15 e 20 mil minimercados autônomos no Brasil, em um universo de mais de um milhão de condomínios, sem contabilizar empresas e outros locais que podem instalar lojas desse modelo, Mauri afirma que as expectativas são as melhores possíveis. “Nós sempre acreditamos no poder da tecnologia como um diferencial competitivo, e por isso desenvolvemos nosso próprio software, feito sob medida para o segmento de lojas autônomas. Identificamos uma lacuna no mercado, que está insatisfeito com os programas disponíveis atualmente. Agora, atendendo a pedidos de empresários do setor, estamos disponibilizando o QPay para todos os varejistas que quiserem revolucionar a jornada de compra. Nossa tecnologia vem para garantir facilidade ao empreendedor e uma experiência ágil para o cliente, simplificando o setor e impulsionando o crescimento das lojas autônomas no Brasil”, finaliza.