More
    InícioNotíciasMercado global de brinquedos se mantém estável em 2024 e reforça tendência...

    Mercado global de brinquedos se mantém estável em 2024 e reforça tendência para itens colecionáveis

    O mercado global de brinquedos mostrou resiliência em 2024, mesmo diante de um cenário econômico desafiador e o declínio da taxa de natalidade. As vendas nos 12 principais mercados globais (G12), que inclui Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Holanda, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, registraram uma leve retração de apenas 0,6% em comparação a 2023, de acordo com dados do Retail Tracking Service da Circanaempresa global de data tech para análise do comportamento de consumo.

    Após quatro anos consecutivos de aumento, o preço médio dos brinquedos se manteve estável (-0,2%), refletindo um equilíbrio entre consumidores que buscam economia e aqueles dispostos a investir em produtos de maior valor agregado. Entre as 11 supercategorias monitoradas pela Circana, cinco registraram crescimento. Os conjuntos de construção lideraram pelo quinto ano consecutivo, com alta de 14%, seguidos por brinquedos exploratórios e outros (+5%), veículos (+3%), além de pelúcias, jogos e quebra-cabeças, que avançaram 1%.

    Ainda que, durante um ano com menos filmes de grande bilheteria, os brinquedos licenciados cresceram 8% e passaram a representar 34% do mercado global. Esse resultado demonstra o apelo contínuo de franquias clássicas e novas, além da força de produtos voltados ao público esportivo. Pokémon manteve sua posição como a propriedade de brinquedo mais vendida globalmente, enquanto Barbie, Marvel Universe, Hot Wheels e Star Wars seguiram no topo do ranking. Um dos destaques do ano foi a ascensão da linha LEGO Botanicals, que se tornou a propriedade com maior crescimento e reflete a tendência de brinquedos voltados para adultos, especialmente aqueles que promovem bem-estar e atenção plena.

    As vendas de colecionáveis cresceram quase 5%, representando 18% do volume total e 15% do faturamento do setor. Pequenos bonecos colecionáveis da moda, jogos de cartas e pelúcias impulsionaram esse crescimento, à medida que fabricantes atualizaram suas linhas para atrair fãs de todas as idades.

    Para Frédérique Tutt, consultora global da indústria de brinquedos da Circana, as vendas de brinquedos em 2024 refletem um forte contraste no comportamento do consumidor. “Enquanto alguns consumidores tomaram decisões muito racionais, comprando em promoções e conforme a necessidade, outros claramente se entregam a brinquedos que fazem bem para alimentar seu fandom ou para dar a si mesmos algum descanso. As vendas de brinquedos colecionáveis nunca foram tão altas quanto em 2024”, analisa.

    Nos Estados Unidos, que representam mais da metade das vendas globais do setor, o mercado apresentou um desempenho ainda mais estável, com queda de apenas 0,3% em relação a 2023, um resultado positivo considerando a forte retração de 7% registrada no ano anterior. Três das 11 supercategorias cresceram no país, lideradas pelos conjuntos de construção (+16%), impulsionados pela linha LEGO Botanicals. Brinquedos exploratórios e outros avançaram 10%, puxados pelo sucesso da NBA, enquanto os veículos cresceram 2%, com destaque para a linha Monster Jam.

    “As vendas de brinquedos experimentaram uma estabilização em 2024, à medida que a indústria passou de um estado de correção para a consistência”, afirma Juli Lennett, consultora da indústria de brinquedos da Circana nos EUA. “A estabilização dos ventos favoráveis, incluindo o crescimento no mercado de brinquedos para adultos, ajudou a equilibrar os ventos contrários, com preços mais altos de alimentos e aumento da dívida do consumidor. Em 2025, espero que vejamos a indústria de brinquedos passar da consistência para a criatividade. Temos uma programação mais forte de filmes, altamente esperados em 2025 e 2026, para estimular o crescimento da indústria”.

    “Este ano, esperamos que o mercado global de brinquedos seja impactado positivamente pelas bilheteiras e séries populares em plataformas de streaming, continuando a alimentar o apetite de consumidores jovens e maduros por brinquedos e mercadorias colecionáveis”, completa Tutt. “Esses fatores devem ajudar a compensar as taxas de natalidade em declínio na maioria das regiões e a incerteza econômica que impacta a mentalidade de gastos dos consumidores.”

    E-Commerce Uptate
    E-Commerce Uptatehttps://ecommerceupdate.com.br/
    A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
    MATÉRIAS RELACIONADAS

    RECENTES

    MAIS POPULARES

    [elfsight_cookie_consent id="1"]