Liderar negócios no Brasil não é nada fácil. E, para as mulheres, é ainda mais desafiador pela falta de apoio, solidão dos altos cargos, falta de confiança em si e esses pontos têm levado ao desestímulo e desistência delas, principalmente daquelas em vulnerabilidade social. Por conta disso, para ampliar a presença feminina nos altos cargos das organizações e tornar a jornada de liderança mais leve, a MentorEla, plataforma de mentoria que conecta mulheres de forma individual e online, selou uma parceria com a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social), instituição social com 109 anos, que atende crianças, jovens, famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.
A cada duas mentorias pagas, uma jovem entre 15 e 29 anos, que participa dos cursos profissionalizantes da Unibes, será formada pelo Programa MentorEla de capacitação profissional, desenvolvido exclusivamente para a Instituição. O objetivo não é apenas capacitá-las para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho, como também para que sintam-se seguras para galgarem melhores posições na hierarquia da empresa e conquistem carreiras de sucesso.
“Queremos que essas meninas e mulheres tenham oportunidades reais de conquistarem carreiras que as permitam melhorar a realidade em que vivem. Essa abordagem é crucial porque não apenas oferece um caminho para a estabilidade financeira e a realização pessoal, mas também promove um ciclo de empoderamento e autonomia”, explica Roberta Tilkian, sócia da MentorEla.
Com duração de três meses, a parceria com a Unibes tem a capacidade de atingir 300 meninas por ano e envolverá a realização de dois programas com dez mentorias em grupo, totalizando 15 horas por programa. Os temas abordados são bastante abrangentes: autoconfiança, imagem pessoal, exposição estratégica nas redes sociais, design de impacto, orientação para entrevistas de emprego, felicidade no dia a dia, organização financeira, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, inovação, planejamento e definição de metas.
“Quando essas meninas, que vêm de uma situação de vulnerabilidade social, encontram acolhimento e capacitação, e assim tem condições de conquistar com dignidade um lugar no mercado de trabalho, elas se tornam modelos de sucesso e inspiração para outras em situações semelhantes, criando um efeito multiplicador que pode transformar não apenas suas próprias vidas, mas também suas famílias e comunidades. Ao investir em seu potencial, estamos ajudando a construir um futuro mais justo e promissor para todos.”, diz Liora Alcalay, presidente da Unibes.
Mecânica de funcionamento plataforma Mentorela
No modelo de funcionamento do MentorEla, os mentores compartilham seu conhecimento para ajudar a expandir ainda mais os horizontes de mulheres que lideram equipes ou comandam seu próprio negócio. “As mentoradas pagam um preço muito mais acessível do que o real valor que esses times de mentores cobram por uma mentoria”, ressalta Roberta.
Na plataforma, as mentoradas podem escolher o assunto de interesse para a mentoria, que envolve desde finanças, liderança, inovação, autoconhecimento, tecnologia, entre outros, ou o mentor que está mais alinhado ao momento da jornada da mentorada.
As mentorias são realizadas online e os mentores não precisam deixar suas agendas bloqueadas para a plataforma. “Desenvolvemos uma mecânica que funciona sob demanda, em que no momento da contratação de uma mentoria, os mentores são automaticamente avisados para que possam sugerir opções de data e horário. Tudo automatizado e prático”, explica Roberta.
“O acesso aos profissionais de destaque no mercado, cuja experiência e reconhecimento são amplamente respeitados, acrescenta positivamente na vida de quem deseja dar um próximo passo em sua carreira. Esses mentores não apenas oferecem orientações valiosas, mas também são profundamente comprometidos com o sucesso de suas mentoradas, proporcionando clareza e direção para navegar pelos desafios e alcançar seus objetivos profissionais”, finaliza Daniela Graicar, sócia fundadora da MentorEla.
A MentorEla também atende empresas, através de programas de mentorias customizados, voltados às executivas de companhias de diversos segmentos. De acordo com Roberta, além das mentorias individuais, o time tem desenvolvido programas para as empresas que buscam conectar suas executivas a mentores externos, oxigenando seus times. “Além disso, promovemos talks e palestras com nossos mentores a pedido das companhias. Nossa plataforma permite que todo esse ‘match’ seja realizado de forma rápida e personalizada”, detalha Roberta.
Além disso, também mantém a sua parceria com o Movimento Elas Lideram 2030, iniciativa do Pacto Global da ONU e Rede Brasil, para a realização da 2ª edição do Programa Mentorela. Este programa está alinhado à meta de garantir que 50% dos cargos de alta liderança sejam ocupados por mulheres até 2030.