Manter sites e redes sociais atrativos, que ajudem a mostrar a identidade do negócio, é essencial para as organizações que desejam atrair bons profissionais. Muitas vezes, é por meio dessas ferramentas online que novos talentos passam a tomar conhecimento da empresa e manifestam o desejo de fazer parte da equipe.
De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia, redes sociais bem cuidadas e com conteúdo de qualidade projetam uma imagem positiva. “Isso ajuda a atrair candidatos que valorizam ambientes de trabalho inovadores e dinâmicos, reforçando a reputação da organização como um local desejável para trabalhar”, afirma.
Segundo Carla, as redes sociais da empresa devem mostrar sua missão e valores para futuros membros da equipe; e uma das melhores estratégias para que isso aconteça é por meio da personalização. “Eu e meu irmão Jhonny, por exemplo, estamos sempre mostrando a realidade do SERAC e somos os que mais recebem currículos de novos candidatos. Quando a empresa personifica, dá uma “cara” à marca, a conexão com as pessoas se torna muito maior”, conta.
A executiva afirma que, enquanto muitas empresas se preocupam de forma excessiva com o grau de exposição dos sócios e colaboradores, no SERAC o foco é incentivar e inspirar “Antigamente, nós até tínhamos certo receio de postar sobre nossa vida pessoal, mas depois vimos que poderia ser um estímulo tanto para os colaboradores quanto para clientes e futuros membros da equipe”, afirma.
De acordo com a vice-presidente do SERAC, a presença ativa nas redes sociais permite que a empresa alcance um público mais amplo, incluindo potenciais candidatos que talvez não sejam alcançados por métodos de recrutamento mais tradicionais. “Isso é especialmente importante para atrair talentos jovens e adeptos das tecnologias digitais”, diz Carla.
Ela ressalta que as redes sociais oferecem uma plataforma para interação direta com seguidores, incluindo potenciais candidatos a emprego. “Isso possibilita à empresa construir relacionamentos e engajar o público de maneira significativa, o que pode encorajar mais pessoas a considerarem a empresa como um futuro empregador”, comenta.
Carla Martins conta que as redes sociais e o digital foram um dos pontos mais trabalhados pela empresa nos últimos anos. “Entendemos que as redes nos dão visibilidade e que quem está no digital procura no digital, por isso ele é de fundamental importância para nós”, avalia.
A vice-presidente do SERAC também acredita que utilizar as redes sociais para mostrar a cultura da empresa, suas missões, valores e o ambiente de trabalho pode ser um fator decisivo para muitos candidatos. “Além disso, se comparadas com outras formas de marketing e recrutamento, as redes sociais são relativamente baratas de manter. Elas oferecem uma forma eficiente de atrair talentos sem o custo elevado associado a feiras de emprego, anúncios pagos e agências de recrutamento”, finaliza.