O Magazine Luiza (Magalu) anunciou a criação de uma nova diretoria de Inteligência Artificial, com o objetivo de transformar a experiência de compra dos seus clientes. Caio Gomes, executivo com passagens por empresas como Nubank e Amazon, foi nomeado para liderar essa iniciativa. Gomes será responsável por acelerar o desenvolvimento do “cérebro da Lu”, uma inteligência artificial generativa que promete revolucionar a interação dos consumidores com a empresa.
A influenciadora virtual Lu, já conhecida por milhões de consumidores, terá agora um “novo cérebro” graças à IA. “Com a inteligência artificial, a Lu ganhará um novo cérebro, muito mais potente, sempre a serviço da melhor experiência para os nossos clientes”, afirma Caio Gomes. “A IA será a nova grande revolução do varejo, e nós queremos ser protagonistas desse movimento.”
Com a chegada de Gomes, o Magalu pretende acelerar projetos que visam reduzir o tempo de entrega de produtos, melhorar a resolução de conflitos e aperfeiçoar a comunicação com os clientes. Além disso, a empresa planeja expandir as recomendações personalizadas feitas pela Lu e aumentar a base de dados da Magalu Cloud. Todas essas iniciativas estão alinhadas com o Encanta Magalu, principal tema do ano, que tem como foco a experiência do cliente.
Caio Gomes possui vasta experiência na área de dados, tendo trabalhado em grandes empresas como Amazon, Nubank, Único e Booking. Formado em Física pela Universidade de São Paulo, ele também possui mestrados em Teoria das Cordas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em Física e Matemática pela École Polytechnique, na França.
O Magalu, uma das maiores empresas de tecnologia para o varejo no Brasil, conta com cerca de 40 milhões de clientes ativos. Em 2023, a empresa lançou dois novos serviços tecnológicos: a Magalu Cloud e o “cérebro da Lu”.
Lançada em dezembro, a Magalu Cloud visa atender empresas brasileiras em sua jornada de digitalização. Um dos principais diferenciais é a oferta de produtos a preços mais acessíveis, em reais, diferenciando-se de outras plataformas que têm valores indexados em dólar. O serviço foi desenvolvido para atender às necessidades de negócios que muitas vezes enfrentam barreiras de custo para se digitalizar.
Lançado em julho, o “cérebro da Lu” permite que a influenciadora virtual recomende produtos com base nas necessidades e preferências de cada cliente. Por exemplo, a Lu pode sugerir o melhor smartphone com base na duração da bateria, preço, resistência da tela ou adequação para edição de vídeos. As recomendações são geradas automaticamente, com base nas informações fornecidas pelos clientes.