InícioNotíciasLicitação online agiliza a vida de médios e pequenos empreendedores

Licitação online agiliza a vida de médios e pequenos empreendedores

Participar de licitações públicas e, desta forma, expandir o negócio é algo que muitas empresas apostam. Porém, para os pequenos e médios empreendedores esta realidade pode ser mais distante por conta da burocracia e da falta de expertise em participar, reunir a documentação correta e ainda acompanhar os processos.

Para esta parcela dos empreendedores, soluções como a oferecida pela Licitar Digital, democratizam os processos de compra, uma vez que a plataforma conecta entes públicos a uma maior opção de fornecedores de todos os portes, o que pode ser um divisor de águas no crescimento de pequenas e médias empresas.

Operando com cinco modalidades de licitação previstas na Lei nº 14.133/202 – pregão, leilão, dispensa, credenciamento e concorrência – as soluções da Licitar Digital tornam o conjunto de procedimentos administrativos e todo o rito protoclar algo simples, fácil, descomplicado e transparente.

Uma das grandes inovações da plataforma é o marketplace, que é inspirada em e-commerces como Amazon e Mercado Livre. Diferentemente de outros procedimentos licitatórios tradicionais, neste modelo é possível adquirir bens e serviços por até um ano depois do processo aprovado. Os fornecedores poderão alterar seus preços durante todo o período de vigência do edital. Porém, o critério decisório continuará sendo o de menor valor da data do fechamento.

“Conectamos a gestão pública, o setor de fornecimento e a sociedade de maneira sustentável, onde todos os participantes se beneficiam. Somos uma plataforma tecnológica que vai muito além de uma vitrine de licitações e, ao democratizar o acesso às licitações, impulsionamos pequenos empreendedores”, afirma Thiago Pedra CEO da Licitar Digital.

Casos de sucesso

Entre os casos de sucesso no uso dos serviços oferecidos pela Licitar Digital está a padaria e confeitaria Morro Vermelho, localizada em Sete Lagoas, Minas Gerais. Antes do uso da plataforma, o processo para participar de licitações governamentais era bem mais moroso e burocrático, o que deixava o local de fora de alguns pregões.

“Acredito que tem muita coisa que pode melhorar para nós com este modelo de licitações online, até porque a digitalização está sempre crescendo e inovando. A desburocratização é uma das maiores vantagens, um grande avanço”, afirma Fernando Dumont Paiva Lopes, proprietário e responsável por participar dos processos licitatórios.

Para o empreendedor, a facilidade de fazer tudo online, de qualquer lugar, sem a necessidade de comparecer presencialmente para entrega de documentação e o suporte dado pela equipe da Licitar Digital mudaram o cenário para quem participa dos processos licitatórios.

A democratização e facilidade oferecida pela plataforma também chamam a atenção de empresas que já participam há anos de licitações, porém sempre encontram algum gargalo na burocracia do processo.

É o caso da Prolagos, que produz produtos para a saúde. Também localizada em Sete Lagoas, a empresa optou pela Licitar Digital como plataforma para se conectar com as licitações públicas de forma segura e ágil.

“Algumas facilidades nos chamam muito a atenção, pois facilitam e agilizam o trabalho da equipe responsável por participar das licitações. A plataforma veio preencher uma necessidade e nos ajuda a atuar com bastante tranquilidade, pois contamos agora com total suporte e clareza do sistema”, explica Julie Santos, responsável pelas licitações da empresa.

De acordo com ela, uma das vantagens da desburocratização proposta pela Licitar Digital é a aba para anexar as documentações.  “Com um clique está tudo pronto, só finalizar e enviar. Lembrando ainda que a empresa tem a opção de já deixar os documentos anexados e somente conferir e finalizar a proposta. E como o sistema não aceita documentos em duplicidade, a possibilidade de erros diminui”, afirma Julie Santos.

Agilidade como aliada

No ar desde 2019 a plataforma já tem se mostrado uma importante aliada em questões de economia de tempo e verba. Ao total, já foram mais de 36 mil licitações realizadas e um total de R$ 36 bilhões em contratos firmados. Um dos maiores diferenciais da Licitar Digital é a celeridade, pois o tempo médio de conclusão dos processos licitatórios é de 12 dias. Pelas vias tradicionais, uma licitação pode demorar até 120 dias, por exemplo.

“Recebemos diversos feedbacks de empreendedores de como o uso de nosso sistema e a transformação digital impactaram em seus processos internos e ganhos. Ao oferecermos um cenário mais democrático na participação de licitações, apoiamos todos os tamanhos de negócios e contribuímos para que cada vez mais empresas possam se credenciar com toda facilidade que a tecnologia pode oferecer, sem abrir mão da segurança, transparência e apoio de equipe capacitada”, conta Pedra.

Blockchain: tecnologia que garante transparência em todo o processo

Eficiência, transparência e, consequentemente, combate a corrupção, essa é a função da tecnologia blockchain implementada pela Licitar Digital para garantir um processo 100% auditorado, o que garante isonomia para os processos e privacidade às pessoas envolvidas.

Blockchain é uma tecnologia usada em grandes bancos e startups e permite o registro de informações de forma descentralizada e imutável. Ela funciona como um livro-razão digital, onde todas as transações são registradas em blocos interligados. Cada bloco contém um conjunto de transações e um hash que o conecta ao bloco anterior, criando uma cadeia segura.

A Licitar também é gerenciada por equipes certificadas no provedor e uma consultoria avalia e atesta toda infraestrutura e segurança. Além de já ter alcançado a certificação ISO 9001, que garante a qualidade dos processos, a empresa também está em implementação das normas da ISO 27001 (segurança da informação) e ISO 27701 (LGPD), ISO 37001 (Anti suborno) e ISO 37301 (Compliance).

“A Licitar Digital se destaca por ser a única plataforma que abrange todas as modalidades de licitação previstas na Lei 14.133 e é a única plataforma que realiza a auditabilidade dos processos licitatórios utilizando blockchain privada”, finaliza o CEO.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://44.200.198.2
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

RECENTES

MAIS POPULARES

Preferências de Privacidade
×

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a analisar e melhorar sua experiência de uso. Por favor, reveja suas opções e faça sua escolha.

Se você tiver menos de 16 anos, certifique-se de ter recebido o consentimento dos seus pais ou responsáveis para todos os cookies não essenciais.

Sua privacidade é importante para nós. Você pode ajustar suas configurações de cookies a qualquer momento. Para mais informações sobre como usamos seus dados, leia nossa política de privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento clicando no botão de configurações abaixo.

Observe que, se você optar por desativar alguns tipos de cookies, isso poderá afetar sua experiência no site e os serviços que podemos oferecer.

Cookies e serviços essenciais ativam funções básicas e são necessários para o funcionamento correto do site. Esses cookies e serviços não requerem o consentimento do usuário, de acordo com o GDPR.
Mostrar detalhes
mhcookie
csrf_token
pushalert_*_subs_status
usprivacy
wordpress_logged_in_*
wordpress_test_cookie
wp_lang
wp-settings-*
wp-settings-time-*
Cookies de estatísticas coletam informações de uso, permitindo-nos obter insights sobre como os visitantes interagem com nosso site.
Mostrar detalhes
_ga
_ga_*
real_cookie_banner-v:3_blog:1_path:eb37eea
Esta categoria inclui todos os cookies, domínios e serviços que não se enquadram nas outras categorias específicas ou que não foram explicitamente categorizados.
Mostrar detalhes
mhcookie
pa_*_last_url
pa_74756_1_sb_shown
pushalert_*_subs_id

Some required resources have been blocked, which can affect third-party services and may cause the site to not function properly.

Allow all required resources Allow all cookies and services

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e garantir o funcionamento adequado do site. Ao continuar a usar este site, você reconhece e aceita o uso de cookies.

Aceitar todos Aceitar apenas os necessários Detalhes