InícioNotíciasLevantamento revela que 4% dos respondentes tiveram seus documentos perdidos no último...

Levantamento revela que 4% dos respondentes tiveram seus documentos perdidos no último ano utilizados em fraudes; especialista oferece dicas de segurança

A perda ou furto de documentos ainda é uma situação muito comum e que merece atenção no Brasil. A Serasa Experian, a primeira e maior datatech do Brasil, conduziu uma pesquisa entre os consumidores para compreender o impacto dessa situação e apresentou no “Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024” os resultados: 14% dos participantes disseram ter perdido seus documentos no último ano, sendo que 4% do total teve seus dados utilizados em algum tipo de fraude.

O estudo também registrou outro dado preocupante: 21% dos respondentes declararam que já emprestaram seus dados pessoais para terceiros, seja para fazer uma compra on-line (74%), abrir uma conta em banco (21%) ou conseguir empréstimo (15%). O diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude, Caio Rocha, alerta que emprestar dados a terceiros é uma prática preocupante e destaca a necessidade de uma conscientização maior sobre os riscos associados a essa prática, como o de ser associado a crimes como estelionato e falsidade ideológica.

“De um lado, as instituições devem implementar medidas robustas de segurança e autenticação, mas, por outro, é essencial que os usuários entendam os riscos dessa conduta e as melhores práticas para proteger suas identidades on-line e off-line. A segurança de dados não é apenas uma responsabilidade individual, mas uma questão coletiva que exige ação e atenção constantes tanto de empresas quanto de pessoas físicas”.

Avaliando o total de pesquisados que tiveram documentos perdidos ou roubados (13,8% dos respondentes), notamos que o índice sobe 10 pontos percentuais (24%) entre quem possui 18 a 29 anos – a faixa que mais perde ou têm seus documentos furtados. Os homens também registram um índice maior de perda ou roubo de documentos que as mulheres quando avaliamos por gênero, chegando a 17% entre homens e caindo para 10% entre mulheres.

4 em cada 10 já foram vítimas de fraude e mais da metade teve perda financeira

Ainda de acordo com a pesquisa, quatro em cada dez pessoas já sofreram fraude no Brasil (42%), dos quais 67,9% tiveram perdas financeiras entre R$ 100 e R$1.000, 23,7% entre R$ 1.000 e R$ 10 mil e 6,3% mais de R$ 10 mil. A média foi de R$ 2.288 por pessoa, ou seja, quase um mês e meio de trabalho para quem ganha um salário-mínimo.

O tipo de golpe mais recorrente relatado pelos entrevistados foi o de “uso de cartões de crédito por terceiros ou cartão falsificado” (39%). Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento de modalidades de fraude que os entrevistados mais foram vítimas: 

Especialista dá dicas de segurança

Para Caio Rocha, medidas de segurança são cruciais para proteger os consumidores contra fraudes. “A segurança de dados exige ações contínuas e vigilância constante por parte dos consumidores. A conscientização sobre os riscos e a implementação de práticas seguras são fundamentais para mitigar esses problemas e proteger documentos e informações pessoais, evitando perdas financeiras “, afirma Caio.

1. Organização e categorização: Manter os documentos organizados e categorizados por tipo, data e relevância facilita o controle de acesso e minimiza o risco de perda. Isso também agiliza a localização de documentos específicos, aumentando a eficiência operacional. Sistemas de gerenciamento digital ajudam no controle de versões e acesso restrito.

2. Cópias de segurança: A realização de cópias de segurança (backups) dos documentos importantes é essencial para evitar a perda de informações em casos de falhas de sistema, desastres naturais ou ataques cibernéticos. Essas cópias devem ser armazenadas em locais diferentes e seguros, como nuvens protegidas ou cofres físicos. Recomenda-se implementar um plano de backup regular, incluindo backups automáticos e manuais, e testar periodicamente a integridade desses backups para garantir a recuperação dos dados quando necessário.

3. Prefira documentos digitais: Use documentos digitais para minimizar riscos de esquecimento ou furto. Armazene-os em nuvens seguras com acesso controlado, configure alertas e lembretes automáticos, e crie backups regulares. A digitalização facilita o acesso remoto e garante maior segurança e praticidade. No entanto, não os entregue para pessoas ou empresas desconhecidas para evitar que sejam clonados. Não armazene cópias ou fotos dos documentos no celular, já que ele pode ser roubado ou clonado e as informações podem ser usadas em fraudes.

4. Cartões de Crédito: Não compartilhe informações do seu cartão e sempre verifique a autenticidade dos sites antes de fazer compras online.

5. Boletos Falsos ou PIX: Sempre confira os dados do beneficiário antes de realizar pagamentos. Utilize aplicativos oficiais de bancos para evitar fraudes.

6. Phishing: Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail ou mensagens. Verifique a origem das comunicações antes de fornecer qualquer informação.

7. Invasão de Contas: Use senhas fortes e ative a autenticação em duas etapas para proteger suas contas de redes sociais e bancárias.

8. Uso de tecnologias de segurança: O avanço das tecnologias trouxe ferramentas poderosas para a proteção de documentos. A criptografia protege dados ao codificá-los, e a autenticação multifatorial (MFA) garante acesso apenas a usuários verificados. Para documentos físicos, cofres de segurança e sistemas de controle de acesso são eficazes.

Metodologia

Participaram da entrevista 804 pessoas físicas. Com margem de erro de 3,5% e intervalo de confiança de 95%, a pesquisa foi aplicada via painel on-line em novembro de 2023 e buscou entender o perfil das pessoas vítimas de fraude e seu sentimento em relação aos golpes.

O perfil dos respondentes revelou que 51% eram homens e 49% mulheres, das classes sociais B (50%), C (32%) e A (18%). O local de moradia de 41% dos participantes é em Capital, 33% no interior do estado e 26% em regiões metropolitanas. Em relação às regiões, 45% dos entrevistados são da região Sudeste, 26% da Nordeste, 15% da Sul, 8% da Norte e 7% da Centro-Oeste.

A média de idade dos respondentes foi de 39 anos, e o detalhamento revela 26% com 50 anos ou mais, 22% de 30 a 39 anos, 20% de 18 a 24, 19% de 40 a 49 e 13% de 25 a 29 anos.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://44.200.198.2
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

RECENTES

MAIS POPULARES

Preferências de Privacidade
×

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a analisar e melhorar sua experiência de uso. Por favor, reveja suas opções e faça sua escolha.

Se você tiver menos de 16 anos, certifique-se de ter recebido o consentimento dos seus pais ou responsáveis para todos os cookies não essenciais.

Sua privacidade é importante para nós. Você pode ajustar suas configurações de cookies a qualquer momento. Para mais informações sobre como usamos seus dados, leia nossa política de privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento clicando no botão de configurações abaixo.

Observe que, se você optar por desativar alguns tipos de cookies, isso poderá afetar sua experiência no site e os serviços que podemos oferecer.

Cookies e serviços essenciais ativam funções básicas e são necessários para o funcionamento correto do site. Esses cookies e serviços não requerem o consentimento do usuário, de acordo com o GDPR.
Mostrar detalhes
mhcookie
csrf_token
pushalert_*_subs_status
usprivacy
wordpress_logged_in_*
wordpress_test_cookie
wp_lang
wp-settings-*
wp-settings-time-*
Cookies de estatísticas coletam informações de uso, permitindo-nos obter insights sobre como os visitantes interagem com nosso site.
Mostrar detalhes
_ga
_ga_*
real_cookie_banner-v:3_blog:1_path:eb37eea
Esta categoria inclui todos os cookies, domínios e serviços que não se enquadram nas outras categorias específicas ou que não foram explicitamente categorizados.
Mostrar detalhes
mhcookie
pa_*_last_url
pa_74756_1_sb_shown
pushalert_*_subs_id

Some required resources have been blocked, which can affect third-party services and may cause the site to not function properly.

Allow all required resources Allow all cookies and services

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e garantir o funcionamento adequado do site. Ao continuar a usar este site, você reconhece e aceita o uso de cookies.

Aceitar todos Aceitar apenas os necessários Detalhes