A Forum Hub, legaltech considerada uma das principais plataformas jurídicas do país, anuncia o lançamento de um novo serviço de revisão de contratos por meio da inteligência artificial. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar os consumidores a entenderem exatamente o que estão assinando, por meio de uma solução acessível e inovadora, focada na proteção de direitos.
De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os contratos figuram entre as principais causas de novos processos no judiciário brasileiro. Em 2022, foram registradas mais de 8 milhões de ações relacionadas a contratos civis e comerciais. Diante desse cenário, a Forum Hub desenvolveu a solução para analisar contratos de forma rápida e precisa. Por meio da plataforma online, os consumidores poderão identificar cláusulas abusivas, riscos ocultos e outras irregularidades que possam ser comprometedoras.
“Queremos empoderar os consumidores, fornecendo os insumos necessários para que eles compreendam plenamente os contratos que estão assinando e protejam seus interesses. O intuito da nossa plataforma é desmistificar o universo jurídico, tornando-o mais acessível e compreensível para todos”, afirma Alisson Santos, Mestre em Direito e fundador da Forum Hub.
O sistema oferecido pela legaltech, que utiliza algoritmos avançados para verificar termos que possam gerar conflitos no futuro, abrange diversos tipos de contratos, incluindo compra e venda de imóveis, prestação de serviços, contratos de trabalho, locação de imóveis e financiamentos.
Além de promover a segurança e tranquilidade para os clientes, a ferramenta tem um impacto social significativo ao acessibilizar facilidades jurídicas como essas. “O produto é uma revolução na maneira como as pessoas lidam com questões legais cotidianas. Ele combina o impacto social com inovação tecnológica no tradicional mundo jurídico e fácil entendimento, não importa o nível de conhecimento do usuário nessa área”, destaca o fundador.
A revisão de contratos por meio da inteligência artificial é mais um passo na direção de desburocratizar recursos de justiça no Brasil, oferecendo uma alternativa eficiente para um dos principais desafios enfrentados pelos consumidores em suas relações comerciais.