Novembro é um período aguardado por muitos brasileiros para a realização de compras. Afinal, o início do mês marca a contagem regressiva para a Black Friday. Por isso, os comerciantes devem se preparar com antecedência. Nesse sentido, a aplicação da tecnologia deve estar alinhada às estratégias de venda para ampliar a receita e se destacar entre a concorrência.
Quando será a Black Friday de 2024?
A Black de 2024 está marcada para a sexta-feira, dia 29 de novembro. “Essa é uma data extremamente comercial. Então, os vendedores, ou até mesmo quem presta serviço, devem estar atentos em como prospectar clientes. Isso porque grande parte da população já tem intenção de investir nesse período. Logo, condições especiais de compra e acessibilidade no atendimento tendem a atrair”, diz Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.
Panorama de vendas na Black Friday de 2023
Segundo relatório da Confi.Neotrust, em 2023, o e-commerce teve um faturamento de R$ 5,2 bilhões.O número de pedidos foi de 8,21 milhões. Ambos índices apresentaram uma queda em relação aos resultados de 2022, o primeiro de 15,1% e o outro de 17,1%. Por outro lado, o ticket médio cresceu 1,7%, alcançando o valor de R$ 636,66. “Apesar da baixa, conhecer os dados é essencial para preparar-se corretamente neste ano”, completa Sanches.
Quais as expectativas para a Black Friday de 2024?
Conforme o estudo Panorama Black Friday 2024, produzido pela Globo, 39% das pessoas pretendem e já planejam realizar compras neste dia. “É importante acompanhar as expectativas dos compradores com frequência, assim é possível mapear uma estratégia assertiva de captação de acordo com as preferências gerais”, comenta o especialista em vendas.
3 estratégias de venda para a Black Friday 2024!
Para colaborar com os negociantes, Sanches mostra cinco estratégias tecnológicas para intensificar os ganhos em novembro:
Promoções e condições especiais ao cliente: quem já faz parte da clientela merece uma atenção especial! Nesse sentido, o uso de bots para enviar mensagens ativas é uma solução efetiva a quem deseja se comunicar rapidamente. O mecanismo pode encaminhar uma promoção, código de desconto personalizado ou as ações da empresa automaticamente.
Múltiplos canais de comunicação para os clientes: os indivíduos têm diferentes maneiras de buscar produtos e serviços, como redes sociais, site, aplicativos de mensageria. As entidades precisam estar abertas em todos esses, caso contrário, eles perdem os interessados. Assim, um Omni atendimento tende a trazer essa possibilidade, até mesmo de iniciar a jornada em um meio, como a página e terminar presencialmente, por exemplo.
Suporte e atendimento 24 horas: a compra não tem hora para acontecer, assim como a busca por suporte ou retirada de dúvidas. Então, as companhias precisam usar a tecnologia, novamente dos bots, para automatizar essa parte de acolhimento e ampliar o tempo de atividade. Afinal, isso elimina a atuação de uma equipe noturna.
Por fim, os mecanismos digitais podem ser um grande aliado para aumentar a satisfação com a customer experience (CX) em um momento excessivo de vendas. “Quando mesmo em um instante de grande demanda as instituições lidam bem com seu mercado, ela posteriormente, fidelizará essa parcela”, finaliza Sanches.