Com a estimativa de faturamento de R$ 7,93 bilhões no comércio eletrônico com a Black Friday deste ano, segundo a ABComm, o e-commerce se prepara para a data com atenção especial ao maior responsável por abandono de carrinhos: o frete. A Intelipost, líder em inteligência logística no Brasil, já está preparada para o período, com aprimoramentos para enfrentar a demanda e picos de tráfego.
O TMS Intelipost permite a escalabilidade, otimização de rotas de transporte e uma análise em tempo real dos dados de operação. Em 2023, foram 25 mil cotações de frete por minuto na Black Friday e mais de 600 mil pedidos transacionados durante todo o dia. Agora, com uma carteira com mais de 700 clientes, a empresa espera ultrapassar estes números.
“Nossa satisfação do cliente no Novembro Black 2023 foi de 98,8% e na Black Friday + Cyber Monday chegou a incríveis 100%. Alcançamos estes números porque estamos sempre prontos para atender às diferentes necessidades e, esses clientes entenderam o real impacto que a logística tem na jornada do cliente” afirma Ross Saario, CEO da Intelipost.
Atualmente, a taxa de abandono de carrinho gira em torno de 70%, sendo 48% desse percentual relacionado aos custos de entrega. “Quando você dá importância ao frete, principalmente em datas sazonais como esta, com uma gestão logística, otimiza a operação e consequentemente converte mais vendas”, explica Ross.
Para 2024, o horário do suporte aos clientes da Intelipost será estendido durante o Novembro Black e a Cyber Monday, além de implantar um modelo avançado de monitoramento para suas APIs e serviços, segmentado por níveis de suporte e uso. Cada equipe será responsável por uma área específica, com dashboards e alertas personalizados para garantir eficiência.
A Grendene, uma das maiores empresas de calçados do mundo, acredita estar mais preparada para a data este ano, tanto em termos de tecnologia quanto de logística de entrega, principalmente por conta da parceria com a Intelipost, que já resultou em uma queda de 13% em cobranças indevidas com transportadoras e apenas 2% de divergências durante a conciliação. Essa otimização atrelada à distribuição de volumes durante o Novembro Black, em vez de uma concentração de pedidos na data, traz uma melhor experiência ao cliente e maior eficiência financeira operacional.
A Intelipost fornece também relatórios pré e pós-datas sazonais para que seus clientes se preparem com os dados e comportamentos apresentados. Em 2023, com relação ao ano anterior, o volume de cotações na quinta-feira pré Black Friday teve um aumento de 38%, indicando que as pessoas se programaram melhor para monitorarem antecipadamente possíveis promoções e oportunidades de compras e, na própria Black Friday o maior pico de cotações aconteceu já às 8 da manhã, mostrando o quão esperada é a data.