Segundo uma pesquisa do Sebrae, 8 milhões de jovens brasileiros, entre 18 e 24 anos, estão à frente de seu próprio negócio, sendo a grande maioria concentrada em franquias. A vantagem desse investimento está na possibilidade de poder contar com o apoio do franqueador, já ter um plano de negócio estabelecido por outra pessoa e a garantia de uma melhor participação no mercado.
Fábio Constantino, economista e especialista na expansão de marcas, destaca que esses benefícios influenciam a Geração Z a desenvolver um interesse especial nessas redes de serviços, principalmente nas áreas focadas em saúde, bem-estar, rejuvenescimento facial e corporal. “A Geração Z, com sua familiaridade inata com a tecnologia e uma visão diferenciada sobre trabalho e empreendedorismo, está mostrando um interesse crescente para o investimento em franquias para 2024”, afirma.
A consulta mostrou que a independência financeira é uma busca constante entre os jovens, com um aumento de 10% na aquisição de franquias por jovens menores de 24 anos. Mesmo que tenham pouca experiência no meio dos negócios, esse é um modelo de mercado muito adquirido pois oferece estrutura, suporte e o know-how da franqueadora, o que facilita o caminho no empreendedorismo.
Fábio afirma que as franchises oferecem um caminho sólido e estruturado para os jovens investidores, unindo a inovação com modelos de negócios já testados e consolidados. “A segurança de investir em uma marca estabelecida, combinada com o desejo de fazer a diferença, faz das franquias uma escolha natural para esta geração. A Geração Z busca marcas que não apenas ofereçam rentabilidade, mas também um propósito alinhado com seus valores e estilo de vida”, conclui.