A multinacional de logística, ID Logistics Brasil, com forte presença no e-commerce, está a postos e preparada, aguardando a concorrida data do comércio online brasileiro. Após a adequação dos volumes praticados no pós-pandemia, o crescimento esperado é de 25% para o número de pedidos -em relação ao mesmo período de 2023- que já vem crescendo cerca de 20% anualmente.
A principal e desafiadora medida da estratégia para a Black Friday, traçada em junho em conjunto com seus clientes do segmento, é a contratação de colaboradores temporários para uma área que já sofre com défict de mão de obra – recentemente a operadora divulgou edital com mais de 2 mil vagas.
De acordo com Rogério Elias, Gerente Regional de Operações da ID Logistics, em época de picos como os da Black Friday e Natal, o número de colaboradores da operação aumenta 10% a 20%. Segundo ele, um colaborador multiplicador é o responsável pelo treinamento dos novos contratados. As vagas são para auxiliar logístico com chance de contratação.
Outra medida importante é o provimento de equipamentos, como coletor de rádio frequência, empilhadeiras, uniformes e EPIs, entre outros, caso seja necessário.
O gerente explica que são traçados dois cenários para a data. O primeiro segue o planejamento já feito e, caso haja um aumento do número esperado de volumes, é utilizada a estratégia que contempla a sinergia entre diferentes centros distribuição, ou até para o mesmo armazém para o rápido deslocamento de colaboradores e equipamentos.
No varejo, outra área de atuação da ID Logistics, o trabalho se concentrou em outubro para abastecimento das lojas, principalmente, com itens de eletrônicos, linha branca, televisões, entre outros. Nesse caso, o aumento de volumes apurado foi de cerca de 10% . Ocorre o mesmo no caso das indústrias alimentícias e de bebidas, que segundo Anderson Almeida, também Gerente Regional de Operações da ID Logistics, ampliou o portifólio de produtos trabalhados pelas plataformas.
Trabalhando com dois cenários, o planejado na estratégia e o que pode ocorrer caso os volumes subam acima do esperado, a ID Logistics coloca em prática a migração de colaboradores e equipamentos entre diferentes centros de distribuição, ou mesmo no próprio armazém para atividades com maior demanda.