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    IA, omnichannel, personalização e sustentabilidade: confira as principais tendências para o varejo em 2025

    O mercado varejista inicia 2025 com perspectivas otimistas de crescimento. De acordo com o relatório Consumer Goods and Retail Outlook 2025, publicado pela EIU, projeta-se um aumento global de 2,2% nas vendas — a maior taxa positiva desde o início da década. Esse cenário promissor tem como base a implementação de novas tecnologias, como integração de canais e inteligência artificial, aliadas a mudanças nos hábitos de consumo.

    Seguindo a mesma perspectiva, um estudo publicado pela consultoria Cognizant indica que, em 2025, os consumidores passarão a avaliar de forma mais positiva o auxílio da tecnologia, como o uso de assistentes digitais e chatbots, na busca pela identificação de ofertas mais relevantes. Segundo Julio Bastos, Chief Commercial Officer da Mission Brasil, maior plataforma de serviços recompensados do país, a expectativa é de que o público esteja mais disposto, inclusive, a compartilhar dados pessoais, desde que isso resulte em experiências personalizadas e convenientes com varejistas e grandes marcas.

    “O varejo em 2025 estará mais conectado, eficiente e consciente. As novas tecnologias, aliadas às demandas dos consumidores por personalização e sustentabilidade, vão moldar a forma como compramos e vendemos”, afirma o executivo. Pensando nisso, o especialista listou as cinco principais tendências para o setor varejista no próximo ano. Confira: 

    1. Comércio eletrônico e omnichannel

    O comércio eletrônico brasileiro deverá continuar sua expansão de forma acelerada. Impulsionado, principalmente, pela busca por conveniência, a integração entre lojas físicas e digitais passa a ser vista como um passo essencial. Além disso, experiências fluidas e sem barreiras entre os canais de compra serão cada vez mais valorizadas pelos consumidores. “A omnicanalidade é a chave para oferecer uma experiência consistente e eficiente, independentemente do canal de compra”, diz Bastos.

    1. Inteligência artificial e automação no atendimento

    Além dos chatbots, a IA desempenhará um papel central em todas as etapas da jornada de compra. “Essa automação contribuirá para otimizar a gestão de estoque, prever demandas e melhorar a experiência do cliente com respostas rápidas e precisas”, explica o executivo. Para ele, investir em IA significa antecipar necessidades e otimizar processos de forma inteligente. 

    1. Sustentabilidade e consumo consciente

    Um estudo da Nielsen, de 2022, revela que 65% dos brasileiros preferem comprar de empresas que adotam práticas ecológicas e socialmente responsáveis. Tal movimento por consumo consciente tem sido impulsionado especialmente pela geração Z, que dita tendências no mundo todo. Sendo assim, transparência e responsabilidade ambiental serão fatores decisivos na escolha dos consumidores. “O compromisso com a sustentabilidade será um diferencial competitivo inegável”, destaca o CCO da Mission Brasil.

    1. Personalização e dados de consumo

    A coleta, combinada com a análise de dados, será fundamental para oferecer experiências personalizadas. Recomendações de produtos, descontos exclusivos e ofertas customizadas serão estratégias importantes para fidelização dos clientes. “A personalização cria um relacionamento direto e eficiente com o consumidor”, complementa Bastos. 

    1. Varejo social e e-commerce nas redes

    O social commerce se consolidará como uma das principais formas de compra. O executivo explica que as redes sociais continuarão como um dos principais pontos de encontro entre marcas e consumidores. “Ou seja, os canais online permitirão transações diretas, enquanto influenciadores e afiliados terão papéis cruciais na promoção e personalização de campanhas”, conclui Bastos.

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