Segundo dados deste ano divulgados pelo IBGE, no quinto bimestre o comércio varejista brasileiro registrou alta de 4,4% no volume de vendas, em comparação ao mesmo período de 2023, marcando o décimo terceiro aumento consecutivo. Apenas na sexta-feira, 29 de novembro, a Jitterbit LatAm, pioneira em automatizar e integrar plataformas para negócios, a partir do desenvolvimento de softwares com soluções low-code de IA, transacionou mais de R$300 milhões, o que corresponde a 10% do total do mês de novembro. Em tempos de aumento do fluxo de demandas, as empresas devem estar preparadas com estratégias assertivas para obter bons resultados e um gerenciamento efetivo.
A aposta em soluções inteligentes com integração de plataformas para contornar desafios como previsibilidade, controle de estoque, atendimento, agilidade e qualidade da experiência proporcionada ao cliente tem sido cada vez mais crucial. “Trabalhamos com sistemas que conectam todas as informações durante a navegação do cliente em diversos sites e analisamos seu comportamento durante a jornada de compra, com o objetivo de oferecer uma experiência satisfatória, personalizada e otimizada”, explica Lucas Felisberto, VP LatAm de Vendas & CS da Jitterbit.
De acordo com uma projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), as receitas do setor varejista para o Natal devem crescer 9%, em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. Nesse sentido, o mês de dezembro poderá representar para o Estado um faturamento bruto de R$139,4 bilhões e exigir a tecnologia como forte aliada, permitindo que lojistas e varejistas surfem a onda de oportunidades para os negócios que o período oferece.
Além das datas comerciais e, consequentemente, a alta demanda que acontece na mesma época, o pagamento do 13º salário costuma ser realizado no fim do ano, ampliando o poder de compra dos consumidores. Com isso, as empresas podem impulsionar as vendas e fidelizar novos clientes. Portanto, a implementação de soluções inteligentes que auxiliem no gerenciamento de processos é essencial, garantindo produtividade e eficiência.
A Jitterbit sustenta grandes transações em momentos críticos de saturação operacional que exigem previsibilidade e controle. A partir da inteligência artificial com integração de plataformas e ferramentas, a empresa atuou no controle e gerenciamento de uma das datas promocionais mais importantes do varejo, a Black Friday e a expectativa com o aumento das vendas do Natal implica em novos desafios.
A análise de dados e do comportamento do consumidor ao longo da jornada de compra, após datas comemorativas, são fatores cruciais para ter insights estratégicos e efetuar possíveis ajustes a fim de alavancar as vendas e garantir a fidelização dos clientes. A tecnologia tem um impacto significativo em momentos decisivos, levando empresas a buscarem soluções inovadoras para otimizar processos e reduzir fricções durante as etapas.
Pensando nisso, em um cenário cada vez mais conectado e dinâmico, o gerenciamento assertivo e inteligente garante uma melhor performance e desempenho para a empresa em relação ao mercado. “Gerenciamos nossos clientes durante a Black Friday com 100% de integração de sistemas em toda a jornada, de ponta a ponta, no controle de estoque, preços, momento da compra, no pagamento e entrega. No Natal, não é diferente – nossa equipe está treinada e tecnologicamente equipada para driblar os desafios do alto fluxo de demandas que as festividades de fim de ano implicam nas tarefas operacionais e sistêmicas”, finaliza Lucas.