InícioNotíciasDicasHabilidades humanas transformam startups em unicórnios

Habilidades humanas transformam startups em unicórnios

Em fevereiro de 2024, havia 1.233 startups unicórnios no mundo, com valor total de 3,8 trilhões de dólares. Os negócios de tecnologia são os líderes, com 31% das startups unicórnio e somando 1,1 trilhão de dólares. Empresas como Facebook e Google já fizeram parte desse grupo. Hoje, os setores de serviços financeiros e comércio varejista seguem com 17% cada. Considerando que as startups são empresas privadas e seu valor vem de avaliações internas de ações, como as características humanas podem auxiliar nessa valorização? 

De acordo com Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional com quase 30 anos de experiência, em um mundo onde a inovação e o empreendedorismo são a chave para o sucesso, entender os fatores que transformam startups em unicórnios é essencial. “Após quatro dias de estudo e quatro dias de turismo em Israel, comprovei que lá, uma terra pobre em recursos naturais, foi descoberta a maior fonte de riqueza do planeta: o capital humano!”, conta. 

Ela questiona como um país com apenas 22 mil quilômetros quadrados, fundado em 1948, com recursos naturais muito escassos e em constante estado de conflito militar, conseguiu ser a nação que, pelos vários indicadores mundiais, mais se destaca em inovação e empreendedorismo. “Por conta das pessoas que lá vivem”, completa.

A especialista identifica diversos ingredientes dessa receita, observados durante sua viagem, que podem ser aplicados globalmente para transformar startups em unicórnios. Entre eles, destacam-se a diversidade, o empreendedorismo e o multiculturalismo trazidos pelos imigrantes. A mentalidade de sobrevivência, desenvolvida em um ambiente de constantes desafios, é outro fator fundamental. 

“A audácia e autoconfiança, conhecidas como Hutzpa, permitem questionar, testar e até quebrar regras, sempre ousando!, conta. A opinião e informalidade são características marcantes, com uma cultura onde todos têm voz e participam ativamente das discussões. A improvisação e a certeza de que “YIHYEH BESEDER” (“Tudo Vai Ficar Bem”) reforçam a resiliência dos empreendedores.

Além disso, a cultura de redes de relacionamento favorece trocas, encontros e oportunidades, enquanto a competitividade é estimulada desde cedo. Em Israel, com a “Start-up Nation”, os jovens que passam pelo serviço militar obrigatório desenvolvem habilidades críticas para o sucesso empresarial, como a capacidade de tomar decisões rápidas em cenários complexos e arriscados, e a construção de relações de confiança e colaboração.

“Se a companheira ou companheiro de pelotão consegue transformar sua startup em um unicórnio, por que ela ou ele não conseguiria?”, questiona, destacando a importância da confiança e do espírito de equipe. Esse ambiente de negócio promove a comunicação direta e reta, disciplina sem obediência cega, trabalho árduo aliado à diversão, aceitação da falha como parte do processo sem críticas destrutivas e uma ambição constante.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://44.200.198.2
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

RECENTES

MAIS POPULARES