A Gestran, empresa de soluções para Gestão de Frotas e TMS sediada em Curitiba, está ampliando sua presença no mercado paulista. Com quase 25 anos de atuação, a companhia projeta que esta expansão possa representar até 20% de seu crescimento já no primeiro ano de operação em São Paulo.
Raphael Aguiar, sócio-diretor de Mercado e Expansão Comercial da Gestran, mudou-se para a capital paulista em janeiro para liderar o projeto. A empresa já iniciou contratações e mantém vagas abertas para apoiar esta fase de crescimento.
“Realizamos um mapeamento de mercado para identificar as carências em soluções tecnológicas para a gestão de frotas neste segmento, e constatamos um grande potencial de negócios, uma estrada de oportunidades”, afirma Aguiar. A Gestran visa não apenas transportadoras, mas também clientes nos setores de transporte coletivo, engenharia, construção, usinas, indústria e comércios atacadistas.
A empresa já está estabelecendo contatos com potenciais clientes em diversas regiões do estado, incluindo Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Grande São Paulo e o litoral, com foco especial em Santos devido à sua relevância econômica e grande fluxo de caminhões.
Aguiar destaca a cultura peculiar do mercado paulista, caracterizada pela objetividade nas negociações e valorização do contato pessoal. “Há um ‘boca a boca’ muito forte. Lidamos com tecnologia, mas nada substitui o cafezinho, o aperto de mão; percebemos a força do presencial aqui”, pontua o executivo.
As soluções da Gestran têm atraído gestores de frotas devido à sua simplicidade, usabilidade e eficiência, aliadas à precisão na geração de informações através de Business Intelligence. A plataforma permite mensurar custos operacionais e fornece diversos controles operacionais.
Atualmente, mais de 70 mil veículos em todo o Brasil são gerenciados pela plataforma da Gestran. Em 2023, a empresa registrou um crescimento de 150% na receita em comparação com o ano anterior.
Com esta expansão, a Gestran busca fortalecer sua posição no mercado de logística e tecnologia, aproveitando as oportunidades oferecidas pelo maior centro econômico do país.