Especializada em tecnologia para a gestão de risco de fornecedores, a Gedanken anunciou uma plataforma para auxiliar empresas a medir o desempenho ESG. O objetivo da startup é atacar este que é um dos principais desafios de sustentabilidade no mercado, já que mais de 90% das emissões de carbono de grandes empresas se originam nas cadeias de fornecimento, de acordo com o relatório Carbon Disclosure Project (CDP).
As emissões, classificadas como escopo 3, incluem operações comerciais de fontes que não são de propriedade ou controladas diretamente pela organização, como a cadeia de suprimentos, transporte, uso ou descarte de produtos. Por isso, a Gedanken criou uma plataforma unificado que avalia,mensura e ajuda toda a cadeia de fornecimento a ter processos mais sustentáveis
Com mais de 200 clientes, incluindo nomes como Ambev, MRV e Gerdau, a Gedanken desenvolveu a plataforma a partir de um profundo entendimento das necessidades de grandes empresas, com consulta ativa e colaboração de consultorias, da Academia e de dessas mesmas grandes empresas. O resultado é uma plataforma unificada que avalia a sustentabilidade dos fornecedores por meio de mais de 80 indicadores específicos, agrupados em quatro pilares: cuidados com meio ambiente, governança, responsabilidade social e impacto de compras sustentáveis. Cada pilar é baseado em metodologias de referência, constantemente aprimoradas por meio de Conselhos com a participação de companhias, instituições acadêmicas e parceiros.
Com faturamento de R$ 10 milhões em 2023, (em off) a startup prevê dobrar esse valor em 2024, além disso, também auxilia empresas no processo de onboarding de fornecedores, gestão de riscos, homologação e due diligence, contribuindo para reduzir em até 90% o tempo de integração de novos parceiros comerciais e mitigando os riscos de trabalho escravo, infantil, integridade, ocupacional e reputação. Essas conquistas refletem no rápido crescimento e em impacto no mercado, impulsionado pela rodada de captação de investimento realizada em 2021, liderada pela Caravela e Abseed.