A Metrópole 4 Influencers, plataforma brasileira de gestão de marketing de influência, lançou a Gamify, uma inovadora ferramenta que utiliza a gamificação para transformar colaboradores em influenciadores digitais nas redes sociais. Ativa há apenas um mês, a Gamify tem como objetivo principal alavancar estratégias de campanhas, proporcionando maior engajamento, humanização e resultados para as marcas.
A gamificação, uma metodologia que utiliza elementos de jogos em contextos não relacionados ao entretenimento para motivar usuários, é uma tendência crescente no mercado global. Segundo a Mordor Intelligence, o mercado de gamificação deve crescer US$ 15,43 bilhões até o final deste ano. Na América Latina, a previsão é de um aumento de 40% nos próximos cinco anos.
A Gamify permite que empresas de diversos setores explorem uma interface intuitiva e recursos avançados para criar campanhas interativas e inéditas, estimulando a participação ativa dos colaboradores e gerando conteúdos autênticos e orgânicos na internet.
Edson Rocha, CEO e fundador da Metrópole 4, detalha o funcionamento da nova solução: “Nossa missão é transformar a comunicação das marcas com suas equipes e o público em geral. Na prática, a empresa define os objetivos da campanha, como a geração de leads ou o fortalecimento da cultura organizacional, e cria desafios personalizados relacionados aos seus produtos e serviços. Conforme completam os desafios, os trabalhadores recebem recompensas, incluindo prêmios, descontos e benefícios exclusivos.”
Além de permitir que as marcas definam suas próprias metas, a plataforma também oferece um ranking para incentivar a competitividade saudável entre os colaboradores, que podem acompanhar o desempenho em tempo real, aprimorar suas rotinas ou desafiar colegas. A Gamify proporciona satisfação pessoal, sensação de pertencimento e benefícios significativos para os negócios, aumentando a visibilidade nas redes sociais por meio de uma imagem positiva e humanizada, aproximando o público-alvo dos trabalhadores.
Desde 2019, a Metrópole 4 já mapeou mais de 30 mil influenciadores em sua base de dados e alcançou mais de 20 milhões de pessoas. Com o lançamento da Gamify, a startup pretende potencializar o valor de marca dos usuários. Entre os cases de sucesso da plataforma, destacam-se a parceria com o Clube Atlético Mineiro, que foi o primeiro cliente a usar o novo recurso e já observa resultados positivos nas divulgações dos torcedores, e a Multicoisas, cuja aplicação da gamificação aumentou consideravelmente suas vendas durante ações específicas.
“O lançamento da Gamify reforça o posicionamento da Metrópole 4 como uma solução completa para o setor de marketing de influência. Nossa ferramenta não só torna as campanhas mais envolventes e divertidas, como também otimiza o retorno sobre o investimento dos projetos – uma demanda cada vez mais procurada por empresas que estão se descobrindo no cenário digital”, conclui Edson Rocha, CEO da Metrópole 4.