A Upstream, especialista em soluções de mobile marketing, tem se destacado por sua abordagem inovadora, que vem transformando o cenário do e-commerce no Brasil. No recente Fórum E-commerce Brasil, a empresa demonstrou sua crescente influência no setor, resultado de uma estratégia focada em mensageria mobile, incluindo SMS, RCS e WhatsApp. Desde 2022, a empresa tem ampliado significativamente sua atuação em tecnologia para e-commerces no mundo todo, no Brasil a empresa de origem grega tem se consolidado como parceria de grandes empresas no setor de comércio eletrônico e tem sido fundamental na otimização das operações de e-commerces brasileiros, ajudando os lojistas a melhorar a navegação dos seus usuários, aumentar a receita, elevar as taxas de conversão e recuperar carrinhos abandonados, por meio da plataforma Grow.
Além de consolidar sua presença no mercado de e-commerce, a Upstream tem se destacado por suas soluções inovadoras que vão além da simples comunicação. Durante o Fórum E-commerce Brasil, a empresa apresentou algumas das estratégias mais eficazes para engajar e converter usuários, com foco especial na gamificação como uma ferramenta poderosa para aumentar as taxas de opt-in e fortalecer a relação com os clientes.
Inovações em gamificação e conversão de opt-in
Patrick Marquart, Head de Vendas Corporativas da Upstream compartilhou insights sobre como aumentar as conversões de opt-in através de soluções gamificadas. “Construir uma base ativa de clientes não é um desafio simples, mas a gente tem solução para isso,” explicou ele. “Nossos clientes hoje, naturalmente, utilizando a nossa solução, convertem em torno de 5% a 6% do tráfego que chega mensalmente dentro do e-commerce, ou do blog, ou da página de conteúdo que possui.” Esclarece
A gamificação é uma das estratégias mais eficazes da Upstream, dobrando as taxas de conversão ao engajar os usuários de maneira divertida e interativa. “A nossa solução possui pop-ups que podem ser gamificados e, inclusive, segmentados para que o cliente tenha uma estratégia única de como capturar e, da melhor forma, o lead dentro do site,”destacou Marquart.
Ferramentas de gamificação de sucesso
Entre os modelos mais bem-sucedidos estão a roleta, a raspadinha e a caixa de surpresas. “O primeiro modelo que converte muito é a roleta. O usuário se cadastra e, para poder rodar a roleta, ele tem que dar o número de telefone e celular para a gente. No momento que ele faz o cadastro, ele pode rodar a roleta e a roleta vai entregar para ele um cupom de desconto, um frete grátis ou alguma outra coisa que possa dar mais relevância e venda para aquilo,”explicou Marquart.
A transformação de e-commerces com a Upstream
Uma das maiores dores dos e-commerces é o abandono de carrinho. Michely Ramos, analista em performance de CRM, da ZZ MALL, compartilha como a Upstream auxiliou nesse processo.
“A gente conheceu a Upstream através de um ponto de dor: o abandono de jornada e carrinho. Implementamos estratégias de pop-ups para comunicação antes e após o abandono, com duas frentes de atuação através de SMS em dois steps, além de disparos no WhatsApp.A Upstream nos ajudou a entender os pontos de conexão da jornada do cliente, identificando os motivos de abandono e como trazê-los de volta. Os clientes chegam ao nosso site por diversas origens, incluindo mídias pagas, área na qual atuo, e muitas vezes abandonam a navegação na própria home.
Michely, destaca que com a Upstream, foi adotado estratégias para incentivar a coleta de dados dos clientes, os retirando do anonimato, o que é crucial devido à LGPD e proteção de dados.
“Antes, pagávamos por clientes que nunca se converteram. Graças à Upstream, reduzimos em 20% a taxa de abandono de carrinho e aumentamos a participação de canais de CRM em quase 16% desde março. Conseguimos segmentar e-mails e SMS para trabalhar melhor os clientes potenciais e enviar jornadas personalizadas.Consideramos a Upstream um parceiro essencial para costurar essa jornada 360°, entendendo o momento do cliente, seja na fase de aquisição ou retenção. Isso traz mais inteligência para o nosso negócio e nos mantém presentes na vida do usuário. Quem não é visto não é lembrado, por isso, precisamos estar em todos os lugares, comunicando de maneira consistente em redes sociais e canais proprietários.” Comemora a Analista.
Já Caio Velasco, do time de CRM da Granado, avalia a parceria com a Upstream essencial para entender melhor os clientes e melhorar a comunicação através de canais diversos.
“Temos mais de 150 anos de atuação no Brasil, com mais de 100 lojas espalhadas pelo país, além de presença na Europa e nos Estados Unidos. No meu papel de CRM, atuo tanto nessas lojas quanto nos sites B2C e B2B, incluindo um site internacional que abrange toda a Europa e os EUA. Recentemente, em 2024, começamos a conversar com a Upstream sobre um desafio que tínhamos: captar e converter clientes de maneira eficaz. Embora conseguíssemos alcançar muitas pessoas, nossa taxa de conversão não era satisfatória. A Upstream foi o toque final que precisávamos, trazendo uma mudança significativa. Eles nos ajudaram a entender quem são nossos clientes e como impactá-los no momento e canal certos”.
Ele complementa que por meio das estratégias junto a Upstream foi possível aumentar significativamente o número de novos clientes e identificar melhor esses clientes para trabalhar estratégias de recompra.
“A Upstream nos proporcionou uma visão completa do processo, desde a captação até a fidelização, transformando nossos clientes em seguidores assíduos que acompanham todas as nossas novidades e promoções.A parceria com a Upstream tem sido essencial, especialmente na questão de carrinhos abandonados, onde já trabalhamos juntos há algum tempo. Acreditamos que há muito potencial para desenvolver e aprofundar ainda mais nossos projetos com a ajuda deles, aproveitando todas as novas possibilidades e inovações que trouxeram para a Granado”. Pontua.
Impacto no mercado e participação em eventos
A Upstream participou de três edições do Fórum E-commerce Brasil e também do VTEX Day, destacando-se como uma empresa inovadora que atende clientes entreprise com um olhar sempre voltado para novidades e melhorias. “A gamificação vem mudando o jogo, a gente vem convertendo mais usuários e isso vem trazendo cada vez mais receita para os lojistas,” concluiu Marquart.