InícioNotíciasDicasFrota própria X terceirizada: Dados revelam qual é mais vantajosa para as...

Frota própria X terceirizada: Dados revelam qual é mais vantajosa para as empresas

Economizar certamente é uma tarefa importante para todos, especialmente para empresas que precisam investir, planejar, equilibrar as finanças e manter um fundo emergencial. Sendo assim, para ter controle destas ações, é preciso certo rigor com as finanças e gastos, que são pontos mais observados por empresários de diversas companhias, especialmente as de pequeno e médio porte.

Dentre estes gastos, podemos citar os custos em ter uma frota própria de veículos para utilização durante o expediente ou para transportar colaboradores no trajeto de ida e volta do trabalho ou em eventos e compromissos fora do ambiente corporativo.

Segundo André Campos, CEO da For You Fleet, obter uma frota própria de veículos pode ser uma decisão estratégica importante. No entanto, é preciso avaliar criteriosamente os custos envolvidos, que segundo o executivo são:

  • Compra de Veículos: O investimento inicial na compra dos veículos pode ser significativo, especialmente se a frota for grande ou composta por veículos blindados ou equipados.
  • Taxas e Impostos: Incluem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de licenciamento e emplacamento.
  • Manutenção e Reparos: Inclui manutenção preventiva (troca de óleo, pneus, etc.) e corretiva (reparos inesperados).
  • Seguros: Seguro obrigatório (DPVAT) e seguro contra danos, roubo e acidentes.
  • Depreciação: Perda de valor dos veículos ao longo do tempo.
  • Gestão de Frota: Salários de funcionários responsáveis pela gestão da frota, como gerentes de frota e motoristas.
  • Sistemas de Gestão: Investimento em software de gestão de frota para monitoramento e otimização da utilização dos veículos.
  • Documentação e Compliance: Custos associados à manutenção de registros, conformidade com regulamentações e auditorias terceirizadas.
  • Multas e Penalidades: Custos decorrentes de infrações de trânsito.

“Ter uma frota própria pode oferecer vantagens como maior controle sobre a logística e utilização dos veículos. No entanto, é crucial realizar uma análise detalhada dos custos e benefícios, considerando outras alternativas, como por exemplo, a terceirização desta frota”, comenta.

O posicionamento de André vai de encontro a dados da ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, que revelou que a terceirização de frotas pode gerar uma economia de até 47% para as empresas, que mensalmente podem ter gastos em torno de R$ 2 mil para cada veículo, dependendo do modelo, e sem contar as burocracias com documentação, emplacamento, seguros e gestão de multas.

Neste ponto, André lista algumas vantagens que as empresas de diferentes portes e segmentos podem obter ao aderir ao serviço:

  • Compra: Investimento da locadora (empresa foca no Core Business)
  • Taxas e impostos: Todo o processo é gerido pela locadora
  • Manutenção e reparos: Responsabilidade da locadora com ponto focal na empresa
  • Seguros: Gestão de todo processo pela locadora, incluindo carro reserva
  • Atendimento: Concierge 24 horas por dia e 7 dias por semana
  • Depreciação: Não há depreciação. Após o período estipulado em contrato, o cliente pode trocar de carro
  • Gestão: Toda a gestão, incluindo de documentação e multas, é feita pela locadora.

“Estima-se que a economia com manutenção possa variar de 15% a 30%, dependendo do tipo de veículo e da intensidade de uso. Sendo assim, dentro da eterna necessidade corporativa de fazer mais com menos, a terceirização de frotas tem sido uma estratégia utilizada pelas companhias para otimizar os custos do negócio sem abrir mão do conforto de ter os veículos à disposição. Além disso, ao deixarem de fazer a gestão desses automóveis, os colaboradores da organização têm mais tempo para se dedicar aos negócios da empresa”, finaliza o executivo.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://44.200.198.2
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

RECENTES

MAIS POPULARES