InícioNotíciasDicasFraude ainda é grande desafio para lojas online no Brasil

Fraude ainda é grande desafio para lojas online no Brasil

No varejo, a segurança das transações em e-commerce tem sido uma preocupação constante devido à ameaça persistente de fraudes. O Mapa de Fraude 2023, publicado pela ClearSale, levantou os principais dados acerca das tentativas de golpes em compras online no Brasil ao longo do último ano, incluindo as categorias de produtos mais procuradas por fraudadores, público-alvo e meios de pagamento mais impactados. 

Durante todo o último ano, mais de 3,7 milhões de tentativas de fraude foram registradas, representando uma parcela de 1,4% de todos os pedidos realizados nos e-commerces. Quanto ao público, homens costumam ser o alvo principal, cujo valor das tentativas chega a 1,1 bilhão de reais, considerando o ticket médio das compras no valor de R$1.042,09. Pessoas de até 25 anos também são as mais afetadas em comparação com outras faixas etárias, reunindo 1,9% das tentativas de golpe. 

O relatório indica, ainda, que o movimento tem afetado o desempenho das vendas dos varejistas: o ticket médio das tentativas de fraude em 2023, de R$925,44, foi duas vezes maior que o ticket médio dos pedidos legítimos. Com isso, as fraudes impactam as transações mais relevantes no varejo.

A primeira edição do estudo encomendado pela Pagaleve – fintech que oferece o meio de pagamento do Pix Parcelado –, e realizado pela consultoria GMattos, mostra que, em março de 2024, o custo médio de gestão de fraude de um lojista representa aproximadamente 1,9% de sua receita, entre custos com chargeback e ferramentas antifraude. Dessa forma, formas de pagamentos que diminuam o risco ficam ainda mais relevantes para o lojista.

Métodos de pagamento contra fraude

O Mapa de Fraude indicou que, entre os meios de pagamento mais utilizados nas tentativas de golpe em 2023, o cartão de crédito aparece em segundo lugar, contabilizando 3,4 milhões de tentativas, o equivalente a 3,4 bilhões de reais; atrás apenas do boleto bancário, com 121,7 milhões de tentativas de fraude, chegando a um valor de 13,1 milhões de reais.

Datas comemorativas geralmente trazem aumento das tentativas de fraudes. No Dia das Mães deste ano, por exemplo, dados da Clearsale apontam que as tentativas de fraude representaram cerca de R$ 92 milhões, 4,1% maior que no ano anterior. 

“É compreensível que o uso de cartão de crédito costuma ser utilizado com frequência para parcelamento de compras dado que é uma forma de pagamento bastante disseminada entre brasileiros além de ser tradicional. Mas é importante comentar que já existe um método de parcelamento que não exige cartão de crédito: o Pix Parcelado. A forma de pagamento economiza custos do lojista relacionados a fraudes ao mesmo tempo que fornece um meio de pagamento adicional possibilitando que mais consumidores comprem no e-commerce do varejista.  ” explica Guilherme Romão, Chief Risk Officer da Pagaleve. “Além disso, as empresas de Pix Parcelado como a Pagaleve arcam com qualquer risco e custo relacionados à fraudes”, complementa Romão. 

O Pix Parcelado representa uma forma de inclusão para os consumidores que não são plenamente atendidos pelo cartão de crédito – contribuindo assim com a expansão da oferta e aumentando as taxas de conversão dos lojistas.

“Da mesma maneira que atualmente você quase não encontra lojas virtuais sem a forma de pagamento cartão de crédito disponível, acreditamos que, em um futuro próximo, aqueles lojistas que não aderirem ao Pix Parcelado, ficarão para trás. A tendência é que essa forma de pagamento cresça ainda mais nos próximos anos e se consolide como um dos meios de pagamento mais utilizados em nosso país”, finaliza Guilherme.

Redação E-Commerce Uptate
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