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    Estudo da CleverTap prevê tendências-chave para o engajamento de clientes em 2025

    A CleverTap, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários, acaba de publicar um relatório sobre as cinco principais tendências que poderão definir o mercado de marketing e engajamento de clientes em 2025. O material oferece insights sobre as estratégias que as empresas devem adotar no próximo ano para terem sucesso nos negócios.

    Antes festejada, a IA Generativa (GenAI) viu a empolgação ao seu redor diminuir em apenas um ano. Com isso, aqui estão algumas das principais tendências de engajamento e retenção de clientes que certamente terão impacto durante 2025:

    • De “push” para “pull”: A onda de interações impulsionada pela GenAI

    Com a adoção em massa da GenAI em 2024, a comunicação passou a ser liderada pelo cliente. As indústrias testemunharam uma mudança, com os consumidores utilizando consultas como a principal forma de interação com as marcas. Em 2025, esse movimento se consolidará ainda mais, passando de interações dirigidas por cliques e toques (push) para experiências dinâmicas, baseadas em prompts conversacionais e impulsionadas pela GenAI (pull). Apesar da redução no número de pontos de contato para os profissionais de marketing, a qualidade das interações será mais importante à medida que as empresas aprendem a otimizá-las. A GenAI continuará a aumentar a eficiência, permitindo que as marcas obtenham insights e feedback em tempo real, fazendo melhorias de forma mais efetiva e rápida.

    • Personalização versus privacidade: Equilibrando a abordagem

    A personalização é essencial para os profissionais de marketing. No entanto, para os clientes de hoje, a hiperpersonalização só funciona quando é contextual e transparente. Assim, os profissionais de marketing precisarão adotar uma abordagem que priorize a privacidade ao criar experiências significativas. Investir em mecanismos para coleta de dados de primeira e zero partes será fundamental. Ao priorizar a transparência e proteger os dados dos usuários, as empresas poderão fortalecer a confiança e a lealdade dos clientes.

    • Evolução do Martech: De uma pilha fixa de tecnologia para uma cartografia viva

    O cenário do Martech está mudando rapidamente para atender às novas demandas, mas muitas empresas ainda operam com tecnologias fragmentadas, compostas por ferramentas isoladas. Isso cria desafios, pois a falha de uma solução efetiva pode causar um efeito dominó em todo o sistema. O conceito de “cartografia viva” surge como uma solução promissora. Essa abordagem imagina um ecossistema dinâmico e interconectado, em que as ferramentas se adaptam e evoluem em tempo real. Para os profissionais de marketing, isso significa maior agilidade para atender às crescentes demandas dos clientes.

    • A ascensão dos agentes de IA

    Os agentes de IA representam a próxima evolução neste cenário e devem crescer significativamente em 2025. Eles vão além das respostas básicas, promovendo interações mais inteligentes. As empresas investirão nesse tipo de funcionalidade para analisar sentimentos em tempo real, personalizar recomendações e oferecer suporte multilíngue 24/7. Além disso, veremos perfis de IA referentes a profissionais de marketing para atividades como suporte ao cliente e vendas. Esses chamados “copilotos” darão às companhias uma vantagem competitiva ao automatizar tarefas e otimizar fluxos de trabalho.

    • Foco na retenção em vez da aquisição

    A situação econômica e geopolítica atual, juntamente com mudanças nas prioridades dos clientes, tornou a aquisição de novos usuários mais cara e desafiadora. Por isso, as empresas estão reconhecendo o valor da lealdade do consumidor, substituindo a mentalidade de “crescimento a qualquer custo” pelo foco na retenção. Além da hiperpersonalização, as marcas continuarão a inovar em seus programas de fidelidade e incentivos para atender às expectativas.

    Anand Jain, cofundador e diretor de produtos da CleverTap, comenta:

    “A promessa da IA no marketing ganhará vida de verdade em 2025, passando de uma mera disruptora para uma capacitadora confiável, promovendo um engajamento autêntico e orientado pelo cliente. À medida que as marcas enfrentam esse novo paradigma, o sucesso dependerá de conexões genuínas e do equilíbrio entre personalização e privacidade, enquanto se mantêm adaptáveis às demandas dos clientes. Na CleverTap, continuamos comprometidos em guiar as empresas por essas transformações, ajudando-as a avançar em suas capacidades e construir relacionamentos duradouros e significativos com seus clientes.”

    Clique aqui para baixar o relatório: The Customer Engagement Crystal Ball: Top Trends to Watch Out for in 2025.

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