More
    InícioNotíciasLegislaçãoEntidades pedem veto ao Artigo 3º do Projeto de Lei nº 378/2019

    Entidades pedem veto ao Artigo 3º do Projeto de Lei nº 378/2019

    A FEDERASUL, a Federação Gaúcha do Varejo (FAGV) e a Federação Varejista do RS se uniram para solicitar ao governador do Estado, Eduardo Leite, o veto ao Artigo 3º do Projeto de Lei nº 378/2019, aprovado na terça-feira, 25, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

    O referido artigo impõe a obrigatoriedade de gravação de todas as ligações telefônicas feitas para cobrança de débitos, com a necessidade de armazenamento e disponibilização das gravações ao consumidor mediante solicitação.

    Apesar de ser reconhecida a necessidade de proteger o consumidor contra práticas abusivas, a exigência de gravação de todas as cobranças telefônicas cria um obstáculo significativo para os pequenos e médios empresários gaúchos.

    De acordo com as entidades, essa medida representa uma nova barreira burocrática e financeira, especialmente em um momento crítico em que muitos pequenos negócios estão se recuperando de perdas causadas por eventos climáticos e ainda enfrentam altos índices de inadimplência.

    O principal argumento das entidades empresariais é que a implementação da medida exigirá investimentos substanciais em infraestrutura de gravação, armazenamento e disponibilização das ligações, o que pode inviabilizar a operação de muitas micro e pequenas empresas, que, na maioria das vezes, realizam as cobranças de forma direta e sem recursos suficientes para arcar com tais custos.

    Além disso, as entidades destacam que a legislação federal já prevê a obrigatoriedade de gravação de chamadas em setores regulados, como telecomunicações, bancos e serviços de atendimento ao consumidor. Isso significa que a imposição de uma regra semelhante para todas as empresas, sem levar em consideração o porte e as características de cada negócio, pode ser excessiva e desproporcional.

    O pedido de veto ao Artigo 3º do Projeto de Lei nº 378/2019 visa preservar a viabilidade econômica das micro e pequenas empresas gaúchas, que continuam a desempenhar um papel essencial na geração de empregos e renda, especialmente em tempos de recuperação após sucessivos eventos climáticos.

    E-Commerce Uptate
    E-Commerce Uptatehttps://ecommerceupdate.com.br/
    A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
    MATÉRIAS RELACIONADAS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    RECENTES

    MAIS POPULARES

    [elfsight_cookie_consent id="1"]