Seja para empreendedores já estabelecidos ou para quem planeja começar do zero, a área da beleza é sempre promissora e continua oferecendo oportunidades significativas e com demanda crescente. De acordo com dados do Sebrae, os serviços voltados para a saúde e o bem-estar estão em primeiro lugar na lista das melhores áreas para investir, cenário impulsionado pelo envelhecimento da população e pelo estilo de vida cada vez mais agitado, que abrem uma fatia enorme de mercado em busca de soluções inovadoras. Quem conseguir aliar a tecnologia à experiência personalizada e à eficiência nos serviços prestados certamente vai prosperar.
Só que da mesma forma que a procura por este tipo de serviço é enorme, a cada dia surge uma nova clínica, um novo espaço, um novo profissional e a pergunta que não quer calar é: Como se destacar em meio à concorrência acirrada? O posicionamento digital é um caminho e uma estratégia indispensável.
“As redes sociais são vitrines poderosíssimas para mostrar o seu trabalho, mas é essencial saber utilizá-las para destacar suas habilidades e diferenciais e deixar de ser apenas mais um no mercado”, explica Thassia Piezzaroli, especialista em marketing digital na área da beleza e criadora do curso “Destravando nas redes sociais”.
A profissional, que é sócia do fenômeno Natalia Beauty na NB Digital, área de infoprodutos educacionais, compartilha que é preciso enxergar as redes sociais como empresas, cujo lucro depende do engajamento. “O conteúdo precisa ser atrativo o suficiente para manter o público envolvido, pois o algoritmo favorece quem consegue captar e reter a atenção dos usuários. Se a pessoa entrou, dispensou apenas segundos e saiu da página, significa que aquele conteúdo não estava interessante e o algoritmo vai se encarregar de ‘boicotar’ e entregar menos para as pessoas”, explica Thassia.
Além disso, é fundamental estabelecer objetivos claros ao ingressar no ambiente digital, como aumentar a visibilidade da marca, atrair seguidores qualificados e, eventualmente, tornar-se referência no mercado. “Escolher as plataformas adequadas com base no perfil do cliente que quer alcançar e manter uma estratégia consistente são igualmente essenciais”, esclarece.
A especialista também recomenda considerar investimento em tráfego pago para acelerar o crescimento, prática que tem se mostrado altamente eficaz. “Eu sempre digo que é melhor trabalhar em uma rede direito do que em várias de forma picada e sem constância. Procurar um profissional de tráfego pago também é um investimento que vale muito a pena”, revela.
Por fim, Thassia destaca a importância de criar conexões genuínas por meio do conteúdo. “Evite um perfil excessivamente técnico, é preciso mesclar informações valiosas com conteúdo leve e envolvente, que trazem humor e histórias inspiradoras. É a chamada linha editorial de escape, no meio do conteúdo de valor, a ideia é distrair as pessoas”, finaliza.