A facilidade de receber compras sem sair de casa se tornou, oficialmente, uma tendência pro setor de educação. São os dados da EdTech Layers que comprovam isso: no último ciclo de vendas de materiais escolares, ocorrido entre setembro de 2023 e maio de 2024, foram transacionados R$ 453 milhões com a venda de livros, apostilas, matrículas, entre outros, somando mais de 338,9 mil usuários atendidos na plataforma.
A Layers é a startup criadora do SuperApp da Educação, um ecossistema de soluções personalizáveis para instituições de ensino. As vendas são realizadas por meio da plataforma, cada instituição de ensino cria a sua própria loja e realiza as vendas de ponta a ponta. A startup atua como intermediária entre alunos, responsáveis e os fornecedores, que podem ser de livros, apostilas, uniformes, cursos livres etc.
O marketplace criado pela instituição de ensino foi pensado e dedicado para atender ao segmento. Para o CEO da Layers, Danilo Yoneshige, trata-se de mais um movimento da EdTech para oferecer liberdade para escolas e famílias. “Ter um local online para realizar as compras da escola é oferecer facilidade e comodidade para a comunidade escolar. Além disso, para quem precisa de um parceiro para comercializar passeios e cursos livres, não precisa depender de maquininhas de cartão ou atendimento presencial”.
O objetivo da Layers é oferecer um único local para todas as ferramentas que a escola usa, com aplicativos de comunicação e agenda, além de integração profunda com sistemas de gestão, que processam dados externos em tempo real. Já são mais de 1,6 mil colégios e universidades, com 850 mil alunos cadastrados e mais de meio bilhão de reais transacionados.
Marketplace: Raio-X das vendas
Do total das vendas, 80% foi direcionado à comercialização de materiais escolares como livros e apostilas. O restante dividiu-se entre matrículas, rematrículas e outros, como atividades extracurriculares, uniformes, alimentação etc. (16%) eventos, como formaturas, passeios, datas comemorativas etc. (4%). O ticket médio no período foi de R$ 1.115 por transação.