O próximo mês de outubro dá início ao último trimestre do ano. Época de boas vendas, por conta de datas comemorativas importantes para o varejo, como o Dia das Crianças, mas principalmente, Black Friday, em novembro, e claro, o Natal, em dezembro. É também o momento oportuno para que empresários que ainda não investiram em soluções de prevenção de perdas possam fazê-lo agora para proteger o lucro de suas operações.
A prevenção de perdas é uma estratégia vital, segundo Hailton Santos, diretor Comercial da Sesami (https://www.sesami.io), empresa que é referência em soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e gestão de numerário, porque ela faz com que o varejista aumente seu lucro a partir das boas vendas e da redução das perdas. “Mas a redução só será possível com uma boa gestão de processos, treinamento de pessoas e investimento em tecnologia. E para esse último, o mercado disponibiliza ótimas soluções, muitas delas integradas à inteligência artificial, sem a necessidade de grandes investimentos”, comenta o executivo.
Do PDV à gestão de numerário – Para a frente de caixa, Santos indica o uso do CFTV, que além de ser importante para reconhecimento de indivíduos em atividades ilegais, também serve para desencorajar ações antes delas acontecerem. Há ainda o Gatecash, ferramenta de monitoramento que possibilita ao varejista diminuir as fraudes (cancelamentos de cupons indevidos, descontos irregulares e aberturas excessivas de gaveta), além de minimizar os erros operacionais e até mesmo as falhas de inventário.
O XReader, sistema de leitura automática de código de barras e identificação de produto por imagem, pode ser utilizado em qualquer checkout com esteira. O sistema evita que algum item passe pelo leitor sem ser registrado, reduzindo as perdas por erro de leitura ou fraude do operador. Com ele o cliente também efetua sua compra, especialmente aquela de grandes volumes, com uma redução de até 30% no tempo de atendimento.
O Intelisafe, cofre inteligente para gestão de numerário, por sua vez, tem um software avançado que permite a sincronia de todos os processos, desde o depósito do dinheiro no cofre até o transporte ao banco. Gerenciado por um data center, ele tem um contador de notas que contabiliza as cédulas depositadas, evitando o erro humano, rejeita notas falsas e oferece diferentes velocidades de leitura e capacidade de depósito, conforme a necessidade do varejista.
Perdas, pedras no sapato do varejista – Os varejistas que utilizam a tecnologia, de acordo com Santos, estão sempre na frente e conseguem ampliar resultados e diminuir as perdas, aproveitando da melhor forma o potencial de seu negócio. “Um ponto de venda pode parecer rentável, mas se não tiver a medição correta de perda, o varejista pode ter prejuízo”, diz o executivo.
Como costuma dizer Hailton Santos, prevenção de perdas é um retorno garantido. “As perdas são, verdadeiramente, as ‘pedras no sapato’ para a sobrevivência e o crescimento das empresas. Por isso é preciso atentar-se a elas em todos os detalhes”, explica.