O e-commerce se tornou um dos principais aliados do consumidor para a aquisição de presentes de Natal e os Baby Boomers, geração nascida entre 1946 e 1964, têm demonstrado interesse cada vez maior pelo comércio eletrônico.
O estudo Gerações, feito pela Croma Consultoria, parte do Grupo Croma, revela que essa geração pretende reduzir as compras em lojas físicas e aumentar as compras virtuais, desde que sejam seguras. Atualmente, 44% do grupo têm o hábito de pesquisar e comprar online. Há a expectativa de que o índice cresça para 59% nos próximos anos.
O estudo ainda revela que 55% dos respondentes compram a partir de sugestões baseadas em histórico de navegação em sites; outros 46%, em redes sociais. Os resultados provam que direcionar investimentos à expansão digital é uma estratégia certeira para as empresas no fim de ano, a fim de conquistar novos clientes e garantir novas receitas.
“O consumidor baby boomer está cada vez mais adaptado ao ambiente digital, impulsionado pela praticidade e pela confiança das plataformas de e-commerce. Esse público, que valoriza atendimento de qualidade e transparência, tem se mostrado um dos segmentos de crescimento mais expressivos nas compras online, especialmente em categorias ligadas à saúde, lazer e tecnologia”, afirma Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.
Além disso, a proximidade com o ambiente virtual se expandiu para a área financeira. O estudo “O futuro da relação do brasileiro com o dinheiro e as finanças”, também produzido pela Croma Consultoria, mostra que 68% dos baby boomers acreditam na eficácia dos pagamentos digitais para a redução de despesas. Entre os principais bens financiados pelo grupo, estão smartphones (39%) e eletrodomésticos (31%).
O contínuo desenvolvimento das ferramentas online, que dialogam com as demandas específicas de usabilidade da terceira idade, faz com que a Revolução 4.0 impacte diretamente a forma como esses indivíduos lidam com as atividades recorrentes do cotidiano. Ao proporcionar maior segurança e acessibilidade para os usuários, o comércio eletrônico fortalece o relacionamento com os consumidores.
“Construir um ambiente digital seguro e intuitivo para a sociedade e em especial para os baby boomers nas compras online é essencial para fortalecer a confiança e o poder de compra deste grupo. Isso envolve não apenas tecnologias robustas contra fraudes, mas também uma navegação mais amigável , com comunicação clara e um atendimento que os faça se sentir valorizados e amparados em toda a jornada de compra”, enfatiza Bulla.