O combate a golpes financeiros realizados por falsas centrais telefônicas ganhou força com iniciativas do governo e do setor privado. Nesse contexto, a DMA, empresa especializada em soluções de autoatendimento digital e visual para call centers, desempenha um papel de destaque com sua tecnologia Protect Call, que identifica e bloqueia chamadas fraudulentas diretamente nos smartphones. Até o dia 25 de dezembro, a solução alcançou a marca de mais de 4 milhões de tentativas de golpe bloqueadas.
Por meio de uma comunidade empresarial colaborativa composta por mais de 150 das maiores empresas do Brasil – incluindo bancos, operadoras de telecomunicações, varejistas e empresas de saúde –, a DMA utiliza sua tecnologia para identificar cerca de 4 mil números suspeitos diariamente, capazes de executar até 260 mil golpes por dia. Desde o início da operação da Protect Call, em março de 2024, já foram evitados mais de 4 milhões de tentativas de golpe, com expectativa de impedir mais 1 milhão até o final do ano.
A Protect Call funciona de forma proativa, identificando e bloqueando chamadas fraudulentas antes mesmo que sejam atendidas. A solução emite um alerta visual diretamente na tela do celular, informando o usuário sobre a tentativa de golpe.
Somente no último dia 19, a solução evitou 380 mil golpes, um marco significativo que destaca a eficácia da tecnologia. Atualmente, 130 milhões de smartphones no Brasil já estão aptos a receber essa proteção, reflexo da rápida adesão por parte das empresas. “Essa adesão acelerada demonstra a preocupação do setor corporativo em enfrentar um problema crítico que impacta diretamente os consumidores e a reputação das empresas”, afirma Rui Vasconcelos, CISO da DMA.
Além de criar uma unidade de negócios dedicada à segurança, a DMA segue investindo em melhorias contínuas e na ampliação de sua atuação. “Nosso objetivo é transformar o relacionamento entre empresas e pessoas, assegurando que as tentativas de golpe sejam cada vez mais ineficazes”, ressalta Rui.