O economista Fernando Cymrot – Forbes Under 30 em 2017 na categoria Negócios – e o administrador de empresas Vinicius Dias começaram a empreender aos 20 e poucos anos e, hoje, doze anos depois, estão revolucionando o comércio eletrônico tradicional no Brasil e agora miram para o exterior. Por revolução, entende-se a abordagem que a empresa fundada pelos dois em 2012 adota para alavancar as vendas digitais de grandes e médias empresas a um patamar de crescimento exponencial. A CWS Platform, que possibilita empresas com processo de vendas complexos a digitalizarem 100% das suas vendas, tem proporcionado a seus clientes melhorias em indicadores-chave, como aumento de até 30% na capacidade de vendas e de até 4 pontos percentuais na margem operacional. Para esse ano, a estimativa é ultrapassar R$ 1 bilhão em volumes transacionados em vendas digitais de seus clientes.
A empresa está em plena expansão: para 2024, prevê crescimento de 300% do GMV (Gross Merchandise Volume), e iniciou sua internacionalização pela Europa, com os primeiros passos na Alemanha, França, Itália e Suíça. Com tecnologia 100% proprietária, a CWS Platform conquistou um portfólio robusto, atendendo mais de 50 clientes Enterprise em setores diversificados, como agronegócio, automobilístico e materiais de construção, incluindo nomes como Leo Madeiras e Würth. O know-how da empresa em digitalizar processos de vendas complexas e sua tecnologia proprietária foram fundamentais para a rápida ascensão no mercado.
Pensar em vendas digitais apenas como e-commerce é mentalidade antiga
Diferentemente do conceito tradicional do mercado, onde a plataforma de e-commerce é vista como um novo canal de atendimento aos clientes, a CWS Platform promove uma visão mais profunda sobre o tema. De acordo com a abordagem da empresa, a plataforma digital é um pilar essencial na digitalização do relacionamento das empresas com os seus clientes, sendo a equipe de vendas e atendimento o principal pilar nesse processo. A digitalização dos processos comerciais promove a aproximação do relacionamento com o cliente, integrando as áreas comerciais, marketing, logística e financeira.
Segundo Vinícius Dias, fundador e CEO da empresa, essa combinação permite otimizar etapas que tradicionalmente demandariam muito tempo e esforço das empresas. Torna o processo de vendas menos operacional e mais estratégico. “A digitalização de uma boa parte das empresas brasileiras está incompleta e elas perdem competitividade todos os dias por causa disso. Pensar em vendas digitais apenas como e-commerce é uma mentalidade antiga, que pode custar a vida de uma organização. Não basta reunir Inteligência Artificial, automação da análise de dados e outras soluções tecnológicas inovadoras. Na CWS Platform, essas soluções estão integradas sob um único software, possibilitando que os times saibam o que se passa com as vendas e possam tomar as melhores decisões para o negócio com agilidade”, explica Dias.
O executivo acredita tanto no conceito de unificação das vendas que dispensa termos comuns do mercado, como omnichannel, ou multicanalidade. Em sua análise, tudo faz parte do modo digital de transacionar, que torna equipes de vendas menos “tiradoras de pedido” e mais consultivas, preparadas para as novas demandas das jornadas complexas de vendas.
Por ser totalmente integrado em uma única solução e com ferramentas de alta interatividade, o software da CWS Platform é capaz de gerar dados em duas vias: vendedor-cliente e cliente-vendedor, com sugestões de ações comerciais em tempo real, como flexibilidade nas condições comerciais oferecidas e suporte à distância durante a venda. Também atua com experimentações em IA Generativa em diferentes frentes, a exemplo de melhoria de cadastro de produtos, sugestões de vendas preditivas e outras.
Trajetória de 12 anos começou com experiência no setor automotivo
Após uma carreira iniciada por Vinicius Dias e Fernando Cymrot no mercado financeiro, com passagem por empresas de renome como Goldman Sachs e JK Capital, respectivamente, a trajetória como empreendedores começou com o lançamento do Canal da Peça, o primeiro marketplace especializado no setor automotivo. Ao identificar o potencial da digitalização para otimizar a cadeia de distribuição de autopeças, eles desenvolveram a plataforma que facilitava a compra e venda de produtos, criando um ambiente mais eficiente e conectado.
Em 2016, grandes marcas do setor automotivo, como SKF e Cofap, buscaram a CWS Platform para desenvolver portais customizados que aproximassem suas marcas dos seus distribuidores e clientes. Essa demanda foi a base para a evolução da companhia, que começou a oferecer soluções white-label (formato SaaS), conectando os estoques dos distribuidores e varejistas diretamente com seus clientes. Essa estratégia não apenas melhorou a experiência do usuário, como também fortaleceu o relacionamento entre as marcas e seus parceiros.
“Quando pensamos a CWS Platform lá no início, não queríamos atender apenas um mercado. Ela foi idealizada para funcionar nas mais diversas indústrias e garantir escalabilidade para digitalizar absolutamente 100% das vendas das empresas, atendendo a critérios de segurança internacionais e com menor custo de implementação. Também nascemos digitais, o que faz toda a diferença na hora de operar o nosso software, com soluções que já nasceram preparadas para esse ambiente, sem a necessidade de criar penduricalhos e adaptações. A ideia com a tecnologia é empoderar o time de vendas”, completa Fernando Cymrot, fundador e CFO.
O modelo de negócios da CWS Platform também já atraiu a atenção de investidores, resultando em três rodadas de investimento que totalizaram R$ 60 milhões, a última em 2020. Este capital foi crucial para a expansão das operações e para o aprimoramento da tecnologia da plataforma.