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    Dia dos Pais: brasileiro gastou 13% mais em presentes comprados a duas semanas da data em 2023, diz a Criteo

    Quarto maior período comercial do ano no Brasil, o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, deverá seguir em 2024 a tendência de alta nas vendas no comércio eletrônico dos últimos anos. Segundo dados da Criteo, a companhia global de commerce media, as transações no comércio online de bens e serviços durante o mês de julho* do ano passado superou em 18% o valor total registrado em 2022. 

    No disputado ambiente online, as marcas precisam se destacar da concorrência por meio de ofertas diferenciadas e personalizadas que alcancem os consumidores no momento e local mais adequados ao longo de sua jornada de compra. Segundo a Criteo, que coletou dados de mais de 18.000 clientes e 2.900 marcas, os brasileiros tendem a desembolsar quantias maiores à medida que a data se aproxima. O tíquete médio das compras feitas a duas semanas** da celebração foi 13% maior do que o das semanas anteriores.

    Por categoria de produto, os maiores picos de demanda foram em telefones celulares, calçados (especialmente tênis esportivos), eletrodomésticos (TVs, geladeiras, máquinas de lavar) e saúde e beleza (categoria que vem crescendo ano após ano). Já o meio de compra preferido foi o smartphone, usado em 3 de cada 4 vendas do e-commerce (73%). Para as marcas, a ativação de campanhas nessa data pode aumentar a receita, alcançar novos públicos e fidelizar clientes. 

    “Como muitas outras sazonalidades, o Dia dos Pais estabelece oportunidades para as marcas iniciarem relacionamentos com novos clientes e, ao mesmo tempo, gerarem valor aos consumidores já conquistados.  No entanto, é necessária uma abordagem baseada em dados para definir uma estratégia de mídia bem-sucedida, que alcance os consumidores enquanto estiverem inclinados a comprar”, diz Tiago Cardoso, Managing Director da Criteo para a América Latina. “Analisar insights do ciclo de vendas anterior ajuda as marcas a identificar a melhor forma de estimular as vendas com sucesso, otimizar a presença on-line, personalizar campanhas publicitárias, oferecer descontos e outros atrativos.”

    Com mais consumidores receptivos a ofertas na Internet, o número de anúncios digitais do tipo display aumentou em 10% na última sazonalidade, e os investimentos em campanhas digitais cresceram 16%. Como resultado, o CPC (custo por clique) foi reduzido em 3% em comparação com o período anterior. No Dia dos Pais, uma abordagem publicitária baseada em dados possibilita que as marcas e varejistas mantenham o foco no desempenho, iniciem relacionamentos com clientes fiéis, de longo prazo e, por fim, aprimorem seus resultados. 

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