O Dia das Crianças, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, trouxe dados interessantes em 2023 que, apesar de registrar retração nas vendas, destacam categorias promissoras e novas tendências no mercado de brinquedos. Segundo a Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, as vendas de brinquedos alcançaram R$ 757 milhões em outubro, representando 15% das vendas anuais da categoria.
Em termos de preço, a oscilação foi mínima, com o valor médio dos brinquedos em outubro de 2023 fixado em R$74, semelhante aos demais meses do ano. Embora tenha sido registrada uma queda de 16% em relação ao mesmo mês de 2022, o comportamento do consumidor revela oportunidades significativas.
As categorias que mais se destacaram no período incluem bonecas, brinquedos infantis e pré-escolares, e brinquedos esportivos e para atividades ao ar livre, que juntas representaram 50% das vendas de outubro. Além disso, segmentos como pelúcias, eletrônicos juvenis, artes e artesanato, jogos/quebra-cabeças e blocos de montar mostraram crescimento em comparação ao mesmo mês do ano anterior, indicando novas preferências entre os consumidores.
Entre os produtos mais vendidos, itens populares como Hot Wheels, bonecos da Marvel e a Barbie. Produtos maiores como a Barbie Dreamhouse e quadriciclos infantis, também figuram entre os top 10. Os dados mostram uma preferência crescente por brinquedos que estimulam atividades ao ar livre e o faz de conta.
Top 10 Produtos Mais Vendidos em Outubro de 2023:
- Hot Wheels individuais
- Hot Wheels Pacote com 5 Carrinhos Sortidos
- Boneco Marvel Olympus
- Barbie Fashion
- Quadriciclo infantil com pedal do Homem-Aranha
- Boneca Wandinha
- Barbie Dreamhouse
- Caminhão Turbo e retroescavadeira com carrinho
- Quadriciclo infantil rosa
- Trator Carregadeira Still
Apesar dos desafios enfrentados em 2023, o desempenho das categorias sugere um cenário de transformação e oportunidades no mercado de brinquedos. “O futuro do varejo de brinquedos no Brasil parece promissor, com espaço para inovações e a adaptação às novas demandas do consumidor. A indústria está em um momento de evolução, pronta para oferecer experiências cada vez mais ricas e variadas aos pequenos, refletindo as mudanças nos interesses e comportamentos das novas gerações”, analisa Ana Weber, diretora comercial da Circana.