Uma das grandes oportunidades para as empresas que fazem entregas por delivery é aproveitar o pico de vendas em datas comemorativas. Apenas entre os dias 1º e 31 de dezembro de 2024, foram movimentados mais de R$ 20 milhões nas plataformas que utilizam a Machine, solução da Gaudium para criação de aplicativos no setor — um aumento de 50% se comparado com o mesmo período de 2023.
Desses R$ 20 milhões, R$ 7,8 milhões foram apenas na região Sudeste. Em seguida, vem a região Centro-Oeste, com R$ 6 milhões em pedidos feitos; a região Sul, com R$ 3 milhões; e as regiões Nordeste e Norte, com R$ 2,1 milhões e R$ 1,8 milhões, respectivamente.
O estado de São Paulo assumiu a liderança do ranking, com mais de 480.000 pedidos finalizados até o Ano Novo, levando a um valor total de vendas de R$ 6,3 milhões.
Enquanto o segmento opera cerca de 210 milhões de pedidos ao mês, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entre refeições, roupas, remédios e eletrônicos, em datas sazonais ocorre o aumento da demanda por refeições temáticas, combos para confraternizações e bebidas. Esse comportamento revela uma oportunidade estratégica para as empresas investirem em ações promocionais e impulsionarem ainda mais as vendas no período.
“Além de acompanhar as tendências de consumo em datas comemorativas, é importante investir em tecnologia e preparar o negócio para datas sazonais. Um dos melhores recursos para prever demandas e otimizar operações é a análise preditiva feita com base nos dados gerados pelo próprio negócio”, sugere Vinícius Valle, Coordenador de Marketing da Gaudium.
Plataformas como a Machine simplificam as operações logísticas de última milha para pequenas e médias empresas. A Gaudium é uma das empresas mais influentes do setor de mobilidade no Brasil, pois registra mais de 100 milhões de corridas e entregas realizadas anualmente por seus clientes, que geram uma receita anual de R$ 1,6 bilhão.