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    Delivery de hortifruti ganha destaque no varejo brasileiro com investimentos em tecnologia e soluções logísticas

    Com o setor de hortifruti se destacando como um dos principais pilares do segmento, os supermercados online continuam ganhando cada vez mais espaço na rotina da população. O cenário tem impulsionado investimentos em tecnologia e logística. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da McKinsey, os investimentos em tecnologia na logística devem crescer exponencialmente, atingindo a marca de US$3 trilhões até 2025, representando um aumento anual de 10%. Essas soluções fizeram com que o Brasil se tornasse o 9º maior mercado de logística do mundo, movimentando cerca de US$250 bilhões por ano.

    É nesse contexto que a categoria de hortifrutis e o consumo de alimentos por delivery continua apresentando um crescimento expressivo. De acordo com a Kantar, o setor obteve um crescimento de 13% na frequência no primeiro semestre de 2024, em comparação a 2023, refletindo uma preferência do público por conveniência e qualidade na compra de alimentos frescos.

    Para Rafael Pinto, Diretor de Fullfilment da Daki, aplicativo completo de supermercado online, que se tornou referência no país com entregas ultrarrápidas, a logística e a tecnologia são essenciais para sustentar a eficiência das entregas, principalmente na categoria de alimentos perecíveis, como frutas, verduras e legumes. 

    “Para garantir alimentos frescos e de qualidade, precisamos ter um ciclo logístico bem estruturado, que começa na escolha de fornecedores e se estende até o transporte e armazenamento dos produtos. Na Daki, utilizamos um modelo de DarkStores, que garantem que os clientes tenham acesso a produtos os produtos entregues em sua residência em pouquíssimo tempo –  na média em 15 minutos-,  garantindo a qualidade e evitando assim o desperdício de alimentos. Nesse contexto, é realizado um controle rigoroso de qualidade logo ao chegar ao centro de distribuição, onde são avaliados aspectos como frescura, aparência e conformidade com padrões técnicos.”, comenta.

    Os dados confirmam a preferência dos brasileiros. De acordo com um levantamento próprio, a categoria de hortifrutis, cresceu cerca de 33,10% no último ano, impactando diretamente na frequência de compra dos consumidores. Além disso, a pesquisa aponta ainda que a quarta-feira e o domingo são os dias da semana que mais vendem produtos fresh.

    Nesses centros de distribuição e dark stores, são utilizadas áreas de armazenamento com temperatura controlada, que ajudam a prolongar a durabilidade dos produtos e reduzir o desperdício. Toda essa estrutura, atrelada a soluções tecnológicas e a uma operação verticalizada, permite que o processo de manuseio dos itens frescos seja controlado, entregando qualidade e reduzindo o desperdício de alimentos, com um nível de descarte significativamente menor que o dos mercados tradicionais. 

    Um dos principais fatores para isso é que, ao operar sem acesso de clientes físicos, os produtos não são manuseados com frequência, preservando sua integridade. Além disso, outro aspecto que contribui para a baixa taxa de perda é a ausência do “efeito de pilha,” comum nos mercados, onde produtos são empilhados para chamar a atenção dos consumidores, mas acabam danificados e descartados com maior frequência. 

    É pensando nisso que muitas empresas investem em sistemas de planejamento de demanda específicos para perecíveis, que permitem uma previsão mais precisa das quantidades necessárias, reduzindo o risco de falta de produtos ou excesso de descarte. Essas ferramentas de planejamento permitem que as companhias organizem seus estoques e destinem rapidamente os produtos a pontos de venda estratégicos, minimizando perdas.

    Uma logística ágil no setor envolve uma série de etapas coordenadas e focadas em qualidade. Desde o momento em que o pedido é feito, fornecedores e parceiros são acionados para garantir que os produtos cheguem frescos aos centros de distribuição. Em muitos casos, como na Daki, produtos de hortifruti vão do produtor ao consumidor em menos de 48 horas, permitindo que a qualidade seja mantida em todas as etapas.

    “A combinação de tecnologia avançada aplicada em planejamento de demanda e de gestão operacional com boas práticas logísticas não só melhora a eficiência operacional, mas também eleva a satisfação do consumidor. Quando os clientes recebem produtos frescos e de qualidade em tempo hábil, a confiança na compra online se solidifica, resultando em um ciclo de fidelização muito positivo,” conclui.

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