De acordo com estudo do Ipea que mapeou atividades voltadas para o meio ambiente entre 2000 e 2017, mais de 70% das corporações não realizam iniciativas de inovação focadas em sustentabilidade. É justamente visando atenuar esse cenário que nasce a Zaya, greentech que elabora e simplifica o cálculo de impacto ambiental de companhias de pequeno, médio e grande porte, auxiliando líderes na tomada de decisões mais sustentáveis em seus negócios.
Fundada no ano passado, a empresa nasceu da experiência da fundadora ,Isabela Basso, dentro do time de sustentabilidade da Braskem. Após testes-piloto com alguns parceiros comerciais, ainda dentro da companhia mãe, a startup foi investida pela Oxygea, para se tornar uma empresa independente e iniciar a criação de um produto próprio e iniciar sua tração comercial. Hoje já com seus primeiros clientes, a companhia atende corporações, consultorias e indústrias.
A Zaya desenvolveu um software próprio para realizar cálculos ambientais nas empresas, fornecendo ferramentas que descomplicam e escalam o uso de dados para avaliar o impacto das atividades. De acordo com Isabela Basso, cofundadora da Zaya, a missão da empresa é oferecer ferramentas para que todas as empresas, independente do porte, possam ter acesso a indicadores de impacto ambiental. “Nosso trabalho visa apoiar as empresas mostrando como dados de sustentabilidade podem ser melhor aproveitados para gerar direcionamento estratégico e oportunidades de potencializar, inclusive financeiramente, seus negócios”, detalha a executiva.
Soluções para um trabalho abrangente
Atualmente, a startup conta com três módulos: o Inventário de Gases de Efeito Estufa, a Pegada de Carbono de Produtos e a Avaliação de Ciclo de Vida. O primeiro é focado no cálculo da emissão de gases da empresa, divididos nos escopos 1, 2 e 3; o segundo se refere à pegada de carbono de cada produto, desde a extração da sua matéria-prima, processamento, transporte e até seu uso e fim de vida. Por último, o módulo de Avaliação de Ciclo de Vida tem como objetivo entregar uma pegada ambiental completa de produtos, indo além de emissões de gases de efeito estufa e incluindo análises de consumo de água, uso de terra, etc) de forma rápida e fácil.
Segundo Otávio Dutra, também cofundador da empresa, graças ao investimento da marca com foco na usabilidade e experiência do usuário, todos os dados são apresentados a partir de interfaces de simples manuseio e com resultados de fácil entendimento. “Um dos nossos princípios é também o de democratizar o entendimento à informação. Temos como mote simplificar as entregas e tornar as análises compreensíveis para gestores e tomadores de decisão sem exigir um conhecimento técnico aprofundado da área”, explica.
Informação para consumidores engajados
Em complemento ao trabalho direcionado ao ambiente corporativo, a Zaya possui também uma iniciativa voltada para o consumidor final. A campanha “Qual é a Sua Pegada?” consiste em uma página que permite ao público solicitar informações sobre a pegada de carbono de produtos e marcas que consome diariamente ou pretende comprar. “A ideia é levar ao usuário transparência sobre os produtos que desfrutam, além da formação de um repertório sólido para exercer uma cobrança mais eficaz sobre as marcas em suas práticas ambientais”, conclui Isabela Basso.