A plataforma Alloyal, especializada em soluções tecnológicas para a gestão de programas de fidelidade, acaba de lançar um estudo inédito com dados de consumo dos usuários desses programas. Intitulada ‘User Loyalty Insights 2024’, a pesquisa oferece ao mercado dados para auxiliar marcas no desenvolvimento de estratégias que reforcem o relacionamento com seus clientes, indo além do momento da compra, destaca o CEO da Alloyal, Aluísio Cirino.
Os dados presentes no relatório foram coletados a partir de uma amostragem de comportamento de 5 mil usuários dos programas de fidelidade geridos pela Alloyal, abrangendo o período de janeiro a junho de 2024.
#SEXTOU: TICKET MÉDIO É MAIOR ÀS SEXTAS
O levantamento foi feito com base nos dados de 5 mil usuários de programas de fidelidade de empresas clientes da Alloyal. A pesquisa aponta que esses consumidores costumam usufruir dos benefícios preferencialmente às sextas-feiras, com um ticket médio de R$ 219,89, mais que o dobro do valor registrado no dia menos aquecido da semana, domingo (R$ 71).
Outro dado interessante é que o final da manhã – das 10h às 12h – é o período com maior volume de consumo, tanto em quantidade quanto em valor. O período noturno, entre 20h e 21h, também se destaca. “Ajustar as campanhas de comunicação para esses horários pode contribuir significativamente para o sucesso do programa de fidelidade, garantindo que as ofertas cheguem aos clientes no momento mais oportuno”, sugere o estudo da Alloyal.
GRANDES DATAS DO COMÉRCIO
As grandes datas para o comércio também têm impacto significativo no consumo de usuários em programas de fidelidade e aliadas a um calendário de campanhas podem potencializar a comunicação com os clientes.
O Dia dos Namorados é o maior destaque, com 68,7% dos benefícios de programas de fidelidade em junho sendo utilizados para presentear nessa data. No Dia do Consumidor (março), a participação chega a 75%.
ELETRODOMÉSTICOS, OS PREFERIDOS
Entre os produtos mais consumidos pelos usuários de programas de fidelidade, os eletrodomésticos lideram, representando 61,7% do volume de dinheiro gasto. Viagens e turismo aparecem em segundo lugar, com 14%, seguidos por artigos de moda, farmácia, beleza e bem-estar, esporte e fitness, supermercado e celulares.
Na avaliação de Aluísio Cirino, com os dados da pesquisa, as marcas podem investir em estratégias personalizadas de comunicação, que atendam aos desejos e necessidades dos consumidores. “Dessa forma, podem não apenas fidelizar seus clientes, mas também transformar essa fidelidade em um diferencial competitivo”, destaca o CEO.
A pesquisa já pode ser acessada por meio do link https://drive.google.com/drive/folders/1XGC4wtDq3i8JnNjQTnLxLiOJ1zZdxU96?usp=drive_link