O assunto está em alta, mas é por um motivo justo. Atualmente, ser inovador é uma necessidade constante para se manter em um mercado tão competitivo. Mas engana-se quem pensa que inovação é somente trabalhar com novas tecnologias e ideias futuristas. É, principalmente, colocar em prática boas ideias que agreguem valor ao negócio em forma de produto, serviço ou aperfeiçoamento.
A inovação dentro de uma empresa acontece por meio de ações e estratégias que devem ser permeadas e difundidas pelos colaboradores. Por isso é tão importante acrescentar inovação à cultura organizacional. Ela permite reduzir custos, melhorar metodologias e criar soluções que otimizam técnicas já existentes.
Para isso, alguns pilares são essenciais e garantem o sucesso na jornada de inovação. “Mesmo uma empresa que não é inovadora nativa é capaz de implementar pilares para transformar seus processos, criar oportunidades e encontrar soluções que aprimorem ferramentas já existentes”, explica André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez.
Baseado na sua experiência em inovação, Medina selecionou 4 pilares para as empresas iniciarem o processo de inovação. Confira:
1 – Defina seu objetivo
Falar de inovação pode ser muito amplo; por isso, é importante definir um objetivo. Mapeie os desafios da sua empresa, alinhe a inovação com a estratégia e, a partir disso, busque soluções que atendam às suas necessidades.
Ao definir o objetivo, as atenções ficam voltadas para ele e as ideias surgem com mais facilidade. Então, a aplicação de uma estratégia e a implementação de novos processos serão facilitadas. Gradativamente, será possível atender outros objetivos e expandir a inovação para todas as áreas.
2 – Invista em conhecimento
Ao implementar uma nova cultura, o conhecimento é essencial para o bom desempenho das estratégias e soluções. Ele fortalece as estratégias e capacita as pessoas para executar as metodologias inovadoras.
Isso é possível por meio de treinamentos e ações diárias que despertam um novo mindset coletivo. Dessa forma, incentiva-se a inovação organizacional e a colaboração entre funcionários para fomentar novas ideias.
Depois de estabelecido, o conhecimento sobre o assunto pode servir de base para os demais passos da inovação.
3 – Crie conexões
Para expandir os horizontes e ir além do seu próprio mercado, a empresa precisa criar conexões, inclusive com soluções que não são do seu nicho, mas que de alguma forma podem contribuir para inovar o seu setor. Todo aprendizado pode ser aplicado, então vale fazer benchmark, encontros de relacionamento e participar de eventos sobre o tema.
“Na Andrade Gutierrez, nós implementamos em 2018 o Vetor AG, programa de inovação aberta, que já é o maior o do setor de engenharia e construção, e desde então já realizamos mais de 1500 conexões com startups. Essas conexões permitiram que a gente acelerasse processos dentro e fora dos canteiros de obras, não só ligadas a engenharia mas também a RH, sustentabilidade e tecnologia”, afirma Medina.
4 – Envolva sua equipe
Para a inovação estar na cultura da empresa, ela deve se estender desde os líderes até os colaboradores. Ao incluir todo mundo, a inovação se expande, estimulando ideias em vários setores. De forma prática, é preciso que a iniciativa esteja integrada ao funcionamento da companhia como um todo.
“Uma das estratégias que implementamos é incluir todos os colaboradores presentes no Pitch Day do Vetor AG, momento em que as startups selecionadas no ciclo apresentam suas soluções. Assim, todos participam da escolha das soluções que serão implementadas na construtora e envolvemos todos no processo de inovação”, comenta o gerente de Inovação.