A comunicação eficaz é a chave para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho e tem se mostrado um fator determinante para o sucesso das organizações. Em ambientes corporativos que entendem novas relações de trabalho e novos formatos de gestão, a capacidade de comunicar-se bem transita de uma competência desejável e conhecida como soft skill para uma exigência a quem deseja construir equipes de alta performance.
De acordo com o relatório “The State of Business Communication 2023”, realizado pela Harris Poll para a Grammarly, 72% dos líderes empresariais acreditam que a comunicação eficaz tem aumentado a produtividade de suas equipes, enquanto 52% dos trabalhadores do conhecimento (Knowledge Workers) compartilham dessa opinião. O estudo, que entrevistou 251 líderes empresariais, também revelou que 60% deles acreditam que a comunicação eficaz tem sido um fator importante para aumentar a confiança dos funcionários.
De acordo com Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, ao longo dos últimos 30 anos, independentemente do nível hierárquico, a oratória e a capacidade de transmitir informações de maneira clara são habilidades fundamentais para garantir que todos os grupos de trabalho atuem de forma harmoniosa, produtiva e direcionada para a obtenção de resultados excepcionais. “É essencial reforçar a importância de uma comunicação clara, transparente e eficiente para garantir o alinhamento entre líderes e colaboradores”, completa.
O que faz uma boa comunicação
A transparência é o alicerce de um ambiente colaborativo e de confiança. Líderes que se comunicam de forma aberta e clara evitam mal-entendidos e criam um ambiente onde todos os membros da equipe se sentem à vontade para expressar suas ideias e preocupações. Isso fomenta a confiança, um elemento essencial para a coesão e o engajamento da equipe.
“O feedback construtivo também é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento contínuo de equipes. Quando o líder comunica de maneira assertiva as áreas de melhoria e, ao mesmo tempo, reconhece os pontos fortes, os colaboradores se sentem valorizados e motivados a aprimorar seu desempenho”, pontua. Para ela, o feedback, quando bem estruturado, não apenas corrige falhas, mas também encoraja o crescimento individual e coletivo.
A escuta ativa é outro elemento-chave para o sucesso na comunicação de alta performance. Um líder que sabe ouvir demonstra respeito pelas opiniões de sua equipe e cria um espaço onde as pessoas se sentem realmente compreendidas. Esse tipo de característica gera um espaço propício à inovação e à resolução de problemas de forma colaborativa.
Vale ressaltar que empresas que investem em uma comunicação eficaz entre seus colaboradores conseguem, de forma mais eficiente, atingir suas metas e manter um alto nível de produtividade. “Isso acontece porque, quando há clareza nas diretrizes, feedbacks constantes e uma cultura de escuta ativa, os colaboradores tendem a ser mais engajados, comprometidos e produtivos”, acrescenta a especialista.
Bia lembra ainda que líderes e gestores devem sempre aprimorar suas habilidades de comunicação e expressão, utilizando a oratória para persuadir e, principalmente, inspirar. “A habilidade de captar a atenção do ouvinte e transmitir mensagens de forma objetiva e impactante pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma equipe”, conclui.