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    Compras online: APIs garantem segurança e facilidade nos pagamentos do comércio eletrônico

    De conciliações bancárias em tempo real a relatórios automatizados, as APIs são grandes aliadas dos negócios e em empresas de diferentes portes. São essas ferramentas tecnológicas que fazem a ponte entre diferentes sistemas e softwares, permitindo a automação e a troca eficiente de dados entre eles, o que dá mais visibilidade financeira, qualidade e eficiência às operações internas.

    No varejo, os consumidores utilizam múltiplas formas de pagamento, desde cartões até transferências bancárias, e são justamente as APIs de gateways de pagamento que simplificam essa conciliação e permitem que uma loja ofereça tanta variedade no check-out. Com a ajuda delas, o departamento financeiro consegue monitorar automaticamente o status dos pagamentos e identificar qualquer discrepância entre as vendas realizadas e os valores recebidos.

    “Para as empresas do varejo, as principais vantagens incluem eficiência operacional, economia de tempo, centralização de dados e decisões ágeis. Mas um dos maiores atrativos das APIs é a capacidade de automatizar processos repetitivos e demorados, como a conciliação bancária. Conectando os sistemas financeiros das lojas às plataformas dos bancos, elas permitem que transações — como transferências, pagamento de fornecedores e monitoramento de saldos — ocorram e sejam registradas automaticamente”, afirma a Ticiana Amorim, CEO e fundadora da Aarin, primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Embedded Finance no Brasil.

    Isso não apenas agiliza o controle financeiro, mas também reduz o risco de fraudes, permitindo uma análise mais rigorosa dos dados de pagamento. Para as empresas, essa segurança é essencial em um cenário onde o volume de transações cresce a cada dia.

    Ticiana afirma, ainda, que as empresas que utilizam sistemas de contabilidade digital podem usar APIs para fazer a integração automática dos lançamentos contábeis, organizando receitas e despesas e reduzindo o tempo dedicado a registros manuais. “É como ter um painel de controle ao vivo do caixa. A possibilidade de atualizar e verificar o saldo constantemente é um diferencial que ajuda a identificar onde é necessário fazer ajustes”, destaca Ticana.

    A sigla API vem de Application Programming Interfaces (ou interfaces de programação de aplicações, em português), e o Brasil é o quarto país que mais cria APIs no mundo. Somente em 2023, foram 5,45 milhões de programas do tipo no território brasileiro, de acordo com o relatório State of the API 2023, realizado pela Postman. “Com o crescimento do desenvolvimento das APIs, o futuro do varejo se desenha cada vez mais conectado, eficiente e dinâmico”, finaliza Ticiana.

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