Atualmente, quando empresas brasileiras enfrentam diversas tentativas de invasão por malware, a cada minuto, a proteção cibernética se torna uma prioridade em todos os setores. A sofisticação dos ataques exige posição ativa para a cibersegurança. Tanto o varejo, como o agro, a saúde e educação estão entre os mais vulneráveis, e destacam a necessidade de práticas de proteção mais especializadas.
Uma pesquisa realizada pela CyberRisk Alliance aponta que vazamento de dados (46%) e outros ataques na nuvem (43%) seguem como maiores preocupações de profissionais durante o ano de 2024, mesmo quando já existam algumas ações de segurança nas empresas.
Para combater esses desafios, é recomendável adotar medidas que fortaleçam a segurança digital. Uma boa estratégia começa pela compreensão das principais exposições e pela implementação de soluções que podem ser simples e eficazes.
De acordo com o especialista Emerson Lima, CEO da Sauter, referência em serviços de analytics, engenharia de software, dados, cibersegurança e IA Generativa, “as empresas podem adotar várias medidas para fortalecer sua cibersegurança. Primeiramente, é preciso escolher fornecedores especializados em tecnologias e serviços de segurança adequados. Além disso, a conscientização dos colaboradores sobre práticas seguras é fundamental.”
O especialista destaca a importância de treinamentos regulares para educar os colaboradores sobre riscos como phishing e outros ataques cibernéticos. “Manter sistemas de antivírus atualizados e configurar firewalls de maneira adequada são os passos básicos para proteger dados em qualquer setor. Embora nenhuma solução seja infalível, essas medidas formam uma base mais confiável de segurança para reduzir vulnerabilidades.”
A importância de ter ferramentas de segurança é ressaltada pelo especialista, ao observar “nunca vamos estar 100% protegidos, mas podemos pensar na segurança digital como o exemplo da nossa casa. Se deixarmos a chave do lado de fora, a probabilidade ter algum problema é muito maior em comparação a ter uma casa trancada, equipada com sistemas de segurança, câmeras e cerca elétrica.” Portanto, investir em sistemas de segurança como antivírus e firewalls faz toda a diferença para identificar e contornar ataques rapidamente dentro de uma empresa.
Investir em cibersegurança é necessário para a continuidade e o sucesso de qualquer negócio. Com ações simples, como promover a conscientização dos funcionários, manter sistemas atualizados e adotar tecnologias avançadas, as empresas reduzem suas exposições e protegem seus dados contra fraudes e ataques cibernéticos. A Sauter oferece a expertise e as soluções necessárias para alcançar esses objetivos e garantir mais segurança no ambiente digital.
Principais vulnerabilidades e medidas
- Phishing: um dos maiores riscos enfrentados pelas empresas é o “phishing”, quando e-mails fraudulentos enganam funcionários para obter informações confidenciais. Para combater esse problema, é fundamental promover uma cultura de segurança cibernética dentro da empresa. Realizar treinamentos regulares sobre como identificar e-mails suspeitos e garantir que todos os colaboradores conheçam os riscos associados a ataques de engenharia social são passos essenciais:
- Software desatualizado: a falta de atualizações regulares em softwares e sistemas pode criar brechas para hackers. Implementar uma política de atualização automática e garantir que todos os sistemas estejam sempre na versão mais recente é outra prática importante. Além disso, utilizar soluções de antivírus e configurar firewalls adequadamente são as medidas mais básicas que ajudam a proteger dados contra ataques;
- Autenticação Multifatorial (MFA): a MFA, ou identificação por dois fatores, adiciona uma camada extra de segurança ao exigir múltiplas formas de verificação além da senha. Integrar a MFA avançada, que inclui biometria e tokens de segurança, é recomendado para garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso a informações;
- Backup e armazenamento em nuvem: o armazenamento de dados em nuvem oferece alta segurança e proteção contra perda de dados devido a ataques ou falhas de hardware. A implementação de estratégias de backup regulares e a escolha de fornecedores de serviços em nuvem confiáveis asseguram a continuidade dos negócios em caso de incidentes:
- Monitoramento e resposta rápida: a capacidade de identificar e responder rapidamente a ameaças são um diferencial. Ferramentas de monitoramento contínuo e soluções de resposta automatizada, ajudam a detectar padrões suspeitos e a agir rapidamente para reduzir danos.
E na questão de proteção cibernética, a Sauter se destaca como uma solução diferenciada para empresas que buscam fortalecer sua segurança digital. A empresa oferece variedade de serviços, incluindo consultoria em cibersegurança, implementação de ferramentas de proteção e treinamento de funcionários. A empresa utiliza tecnologias avançadas, como inteligência artificial e blockchain, para garantir que seus clientes estejam protegidos contra ameaças emergentes.
Com iniciativas focadas na inovação, a Sauter desenvolve soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada empresa.