Com mais de 2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, o WhatsApp se consolidou como o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do planeta. Como consequência, a plataforma se tornou um dos principais canais de comunicação entre marcas e consumidores. Inclusive, um estudo recente realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) identificou que cerca de 67% das empresas brasileiras centralizam as vendas no app. A verdade é que a agilidade e a proximidade que o recurso oferece criam uma oportunidade única para estratégias de marketing assertivas.
De acordo com Felipe Otoni, sócio-fundador e CVO da SegSmart, companhia que visa otimizar os processos de venda de produtos e serviços no digital, transformar conversas na plataforma em conversões exige muito mais do que apenas disparos de mensagens em massa. “Empreendimentos de qualquer porte e segmento podem encontrar no WhatsApp um poderoso aliado para engajar clientes e impulsionar a comercialização. No entanto, além de um tom de criatividade, é imprescindível ter planejamento e saber utilizar a ferramenta de uma forma adequada”, afirma.
Pensando em auxiliar empreendedores a se destacarem na comunicação digital com os seus clientes, o especialista listou as três dicas fundamentais para desenvolver campanhas de marketing mais eficazes no WhatsApp. Confira abaixo:
Não subestime a transcrição de áudio
Existem algumas ferramentas no mercado como a SegSmart Web Plus, extensão para o WhatsApp Web que otimiza a gestão dos leads e aumenta as vendas em até 93%, que disponibilizam o serviço de transcrição de áudio. “Nesta funcionalidade, é possível saber o que foi dito na mensagem antes mesmo de dar o play no áudio. Na prática, este é um ótimo caminho para trazer eficiência à comunicação, além de facilitar a análise de dados que pode trazer insights valiosos ao empreendedor, permitindo ações como a personalização de futuras interações, identificação de tendências de comportamento do consumidor e a identificação de melhorias”, diz Otoni.
Saia da caixa
Desenvolvido pelo japonês Taiichi Ohno para a Toyota Motor Corporation, o Kanban é um método inovador que consiste em uma estrutura de gestão de projetos que usa tarefas visuais para gerenciar fluxos de trabalho. “Para se diferenciar da concorrência é preciso sair da caixa e ir em busca de estratégias disruptivas. O Kanban, por exemplo, pode ser aplicado no WhatsApp e permite uma gestão organizada das conversas, já que torna a visualização das conversas mais fácil e prática, proporcionando agilidade no atendimento ao cliente”, explica o CVO.
Aposte em multiusuários
Ferramentas que possibilitam que todo o time de vendas utilize o mesmo número de WhatsApp serão cada vez mais procuradas pelos usuários. “A conexão da equipe, o acompanhamento de atendimentos e a possibilidade de transferência de conversas entre os atendentes, torna a assistência ao consumidor mais ágil e eficiente. É importante lembrar que o cliente atual busca por serviços efetivos. Ou seja, o time de vendas precisa ter processos simplificados, fáceis e práticos”, pontua o especialista.