A Black Friday 2024 se aproxima com um enorme potencial de negócios, confirmado por estimativas do ecossistema de inteligência de dados confidenciais Geotrust, que prevê uma movimentação de cerca de R$ 9,3 bilhões neste ano.
Tradicionalmente associada a descontos agressivos e alta rotatividade de produtos, a data tornou-se uma oportunidade estratégica para marcas de diversos setores, que buscam não apenas impulsionar as vendas, mas também fidelizar clientes. Dados da empresa Bain & Company revelam que clientes fiéis representam 67% do faturamento de uma marca, reforçando a importância de cultivar esse relacionamento. Assim, enquanto os consumidores aguardam os descontos, as empresas se preparam para oferecer também experiências de compra positivas e memoráveis, desde facilidade de navegação nos sites até rápido atendimento.
Uma estratégia que tem crescido consideravelmente no Brasil para promover um relacionamento duradouro entre marcas e consumidores são os programas de fidelidade, que oferecem diversas oportunidades de fortalecer esse vínculo, como o acesso a promoções exclusivas, além de cashbacks atrativos para incentivar compras mesmo após o período de promoções.
Especialistas dão dicas para estimular compra de clientes na Black Friday desse ano
“O consumidor, geralmente, usa a Black Friday para conhecer novas marcas. Mas, é importante o varejo também se atentar ao fato de que 51% das pessoas compram somente nas lojas onde já tinham comprado antes. Neste sentido, a data é importante para, além de adquirir clientes novos, fidelizá-los e ainda recuperar clientes inativos”, explica Pedro Ivo, professor na Fundação Dom Cabral e sócio e diretor da Dito CRM.
Deborah Daloia, especialista de fidelidade e parcerias, recomenda que as empresas aproveitem essas oportunidades para reativar clientes e fortalecer a lealdade. “Campanhas bem segmentadas durante essas ocasiões podem gerar impacto positivo e demonstrar aos consumidores o valor de estar dentro de um programa de fidelidade”, destaca.
Para Marco Leite, gerente de Parcerias da Azul Linhas Aéreas, a data oportuniza a realização de promoções para valorizar clientes ativos, reforçando o compromisso de valorização e fidelização. “Aproveite para oferecer desconto maior para quem já está na sua segunda, terceira, quarta compra, por exemplo. É importante oferecer para novos clientes, mas não se esqueça de valorizar quem já está dentro do seu ecossistema”.
Negócios procuram soluções de fidelização de clientes para aumentar receita
Nessa busca de encontrar o caminho para uma fidelização eficiente do cliente, empresas como a Alloyal disponibilizam ao mercado uma solução tecnológica capaz de gerar mais vendas para as empresas, através do engajamento e retenção de usuários.
“A Black Friday se mostra não apenas como uma oportunidade de vender, mas também de construir uma base de clientes mais sólida,” comenta Aluísio Cirino, CEO da Alloyal. “Com boas estratégias de engajamento, as marcas conseguem transformar essa primeira compra no início de uma fidelização”.
Com a plataforma da Alloyal, é possível utilizar recursos como programas de pontos, cashback, sorteios, clubes de descontos e segmentação de clientes para aumentar o engajamento. O funcionamento é simples: a empresa adere ao aplicativo, que permite a criação de um clube de fidelidade totalmente personalizado com a identidade de sua marca. De forma instantânea, os clientes têm acesso a mais de 25 mil estabelecimentos conveniados com descontos exclusivos, incluindo Booking, iPlace, Kabum, Boticário, Nike e C&A. A cada nova transação, os clientes acumulam vantagens para futuras aquisições, incentivando sua fidelização.
Dessa forma, o CEO da Alloyal comenta que a Black Friday não é apenas uma oportunidade de vendas imediatas, mas também uma chance de planejar o relacionamento com clientes para as próximas edições. “É importante pensar desde já em vender para esses clientes na Black Friday do próximo ano.”
Além disso, com a tecnologia, é possível ainda compreender os comportamentos de seu público e, assim, oferecer descontos atrativos e uma experiência de compra diferenciada. “Um programa de fidelidade, nesse contexto, é um recurso estratégico para conquistar clientes fiéis”, afirma o CEO.
E todos saem ganhando. Estima-se que a plataforma da Alloyal já oportunizou R$ 68 milhões em economia para seus 8 milhões de usuários, além de mais de R$ 100 milhões em vendas para as empresas clientes.
Atualmente, a startup já distribuiu, também, mais de R$ 3 milhões em cashback. Os maiores aumentos percentuais no cashback entre a Black Friday de 2023 e a de 2024 foram concedidos pela Leroy Merlin, que passou de 5% para 8%, pela Vivara, que teve um aumento significativo de 3,5% para 6%, e pelo Booking, passando de 1% para 3%.
A plataforma projeta que a venda de eletrodomésticos lidere novamente as vendas durante a Black Friday 2024, como em 2023, quando teve 78,3% do volume de compras online.