O e-commerce teve um incremento de 9,7% em 2024 em relação a 2023, totalizando R$ 44,2 bilhões em vendas apenas no primeiro trimestre do ano. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que ainda prevê que o setor ultrapasse os R$ 205,11 bilhões até o final de dezembro. Diante desse novo comportamento do consumidor, tecnologias com foco em levar mais praticidade e conveniência se popularizam, como é o caso dos armários inteligentes, tradução livre para o inglês smart lockers.
De acordo com Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis, os diferenciais da solução no cotidiano são a flexibilidade e a segurança. “Com a inovação, o tempo não é mais um problema para os moradores de condomínios ou frequentadores de complexos comerciais, que passam a contar com a liberdade de retirar as suas encomendas no horário que melhor se encaixa na rotina, sem depender da disponibilidade dos entregadores. Além disso, a iniciativa evita episódios de extravios ou quebra dos itens”, afirma.
Pensando em auxiliar os consumidores a tirar o máximo proveito do potencial dos smart lockers, o executivo fez um guia prático para quem vai usar a solução pela primeira vez. confira abaixo:
A chave para a entrega é o código
Nos armários inteligentes, o acesso para a encomenda acontece por meio de um código ou QR Code enviado por e-mail ou mensagem de texto, que funcionará como senha para abrir e retirar o item. “A tecnologia foi projetada para simplificar a experiência do consumidor. Com um simples escaneamento ou digitação de um código, é possível pegar o produto de forma ágil e segura”, explica o especialista.
Não precisa correr contra o relógio
Diferentemente de outros métodos de entrega, a solução funciona 24 horas, nos sete dias da semana. “Não é necessário se preocupar com horário comercial ou depender de alguém para receber a encomenda. Aproveite a autonomia”, revela Matos.
Guarde o seu segredo, proteja o seu código
O código ou QR Code de retirada das entregas é enviado apenas para o usuário responsável pelo acesso. Garantir o seu sigilo, é fundamental para manter os itens intactos. “A segurança é um pilar fundamental da inovação. Por isso, o acesso ao conteúdo é restrito, mas cabe ao usuário a responsabilidade de não compartilhá-lo com terceiros”, reforça o executivo.
Além das dicas acima, o especialista ainda indica um ponto de atenção para os condomínios: o tamanho da porta. “Hoje no mercado há uma variedade de armários inteligentes. Inclusive, os que contam com um maior número de portas, mas de menor tamanho, trazendo problemas operacionais para os consumidores. É interessante que os complexos residenciais deem preferência para os lockers de portas maiores e tamanhos variados. Dessa forma, aumenta a chance da maioria dos condôminos de terem as suas necessidades atendidas”, pontua o CEO.