More
    InícioNotíciasCom 78 milhões de minutos consumidos apenas com audiobooks em 2024, Skeelo...

    Com 78 milhões de minutos consumidos apenas com audiobooks em 2024, Skeelo se consolida como um dos maiores players do mercado

    Segundo o primeiro “Mapa da Indústria de Áudio em Língua Portuguesa”, da Dosdoce.com, o Brasil é o responsável por mais de 95% das vendas de audiobooks nos países de língua portuguesa. Esse número se deve, principalmente, à diversificação das fontes de receitas da indústria de áudio por meio de parcerias estratégicas e novos modelos de negócio, como o B2B2C. Dentro desse âmbito, o Skeelo, plataforma e comunidade de leitura, vem se destacando ao registrar, só em 2024, 78 milhões de minutos consumidos no formato em seu aplicativo apenas em 2024.

    No total, o acervo da empresa ultrapassa a marca de 5 mil títulos em áudio, que estão distribuídos na Loja Skeelo, no clube de assinatura Leer+ e a todos que possuem o benefício oferecido por mais de 120 empresas, incluindo Vivo, Claro, UOL, Sem Parar, que disponibiliza uma sugestão de um livro digital ou audiobook por mês aos usuários, que pode ser aceita ou trocada por outra sem custos adicionais.  Hoje, a categoria representa 30% do consumo no app, que soma mais de 14,3 milhões de instalações e quase 1 milhão de acessos mensais.

    “Queremos democratizar o acesso e o consumo do livro como outros players fizeram com formatos como a música e o vídeo”, diz André Palme, Diretor de Marketing e Conteúdo do Skeelo. “O audiobook é um formato que se adapta muito bem à rotina mobile e digital, podendo entregar as melhores histórias de uma forma que se encaixa no dia a dia dos usuários”, completa.

    Coproduções com editorasO estudo da Dosdoce.com também revela que a indústria de áudio em língua portuguesa gera cerca de 30 milhões de euros por ano, movimentados principalmente a partir de cinco atividades: editoras (59%), estúdios que produzem conteúdos sonoros em português (26,5%), meios de comunicação (7,5%), empresas que oferecem serviços relacionados ao áudio (4%) e plataformas que comercializam conteúdos neste formato no Brasil (3%), como o Skeelo.

    Apesar de parecer um percentual pequeno, essa última categoria acaba sendo uma das maiores promotoras do setor por investir na produção de audiobooks via editoras. O próprio Skeelo é um exemplo disso, já que realiza coproduções com os maiores nomes do mercado editorial do país para publicar audiobooks. Além disso, todos os minibooks do acervo são disponibilizados tanto em texto quanto em áudio. 

    Dentre essas produções conjuntas, há destaques como: “Viver como uma campeã”, narrado por Kyra Gracie e publicado junto com a Ediouro; “Flores para Algernon”, escrito por Daniel Keyes, narrado por Ciro Sales e publicado ao lado da Aleph; e “O Alquimista”, produzido por Paulo Coelho, narrado por Beth Goulart e publicado com a Sant Jordi.

    Projeções para o mercadoPara os próximos anos, as perspectivas para os audiobooks são ainda mais otimistas. Essa tendência é reforçada pelo relatório “Audiobook Global Growth Report”, publicado pela Feira do Livro de Frankfurt, que projeta um crescimento de 10% para a indústria do entretenimento sonoro em todo o mundo até ao final desta década.

    “Acreditamos que o Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores mercados globais de audiobooks”, afirma Palme. “O formato vem se tornando relevante para os brasileiros e tem o potencial de brigar pelos fones de ouvido junto com a música e os podcasts, por isso queremos contribuir para democratizá-lo e ampliar o seu alcance”, conclui.

    E-Commerce Uptate
    E-Commerce Uptatehttps://ecommerceupdate.com.br/
    A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
    MATÉRIAS RELACIONADAS

    RECENTES

    MAIS POPULARES