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    Black Friday: uso de Inteligência artificial cresce e direciona investimentos para a data

    Com a chegada da Black Friday, em 29 de novembro, os negócios se preparam para uma das datas comerciais mais esperadas do ano, quando as vendas costumam crescer exponencialmente. De acordo com dados da Neotrust Confi, é esperado um crescimento de mais de 9% no faturamento do varejo online comparado ao ano passado. Marcada por oportunidades, essa época do ano também traz muitos desafios, o que leva as empresas a buscarem inovações para se destacarem. É o caso do uso de inteligência artificial, que se apresenta como uma ferramenta indispensável para atrair clientes.

    Capaz de otimizar operações, prever tendências de consumo e personalizar a experiência do cliente, a IA tem se consolidado como uma aliada estratégica para empresas em diversos setores. Para se ter uma ideia dessa importância, de acordo com levantamento da IBM, somente no Brasil, cerca de 41% das empresas já aderiram o uso de IA na sua rotina. Durante o período é esperado que cerca de 40% das empresas invistam no uso de IA, de acordo com dados do E-commerce Brasil. Nesse contexto, o uso dessa tecnologia ajuda a atrair e fidelizar clientes, além de impulsionar as vendas ao oferecer interações mais eficientes e personalizadas.

    Para Ariel Salles, Vice-Presidente de Tecnologia e CTO da Avivatec, a inteligência artificial está revolucionando a maneira como as empresas operam e tomam decisões. “Uma das aplicações mais eficazes da IA é o uso de chatbots inteligentes no atendimento ao cliente. Esses sistemas podem responder rapidamente a perguntas frequentes, resolver problemas de forma autônoma e personalizar interações com base no histórico de compras, o que melhora a experiência do consumidor e aumenta a eficiência do atendimento”, comenta.

    Visando a alta demanda de vendas empregos temporários dessa época do ano, a MadeinWeb, em parceria com a AWS, desenvolveu a IA Charla para auxiliar os vendedores das lojas físicas da varejista de calçados Melissa nas vendas. O uso da assistente traz ganhos para os colaboradores em diversas frentes. Um exemplo é o conhecimento estratégico de estoque e redirecionamento inteligente, onde a Charla, utilizando dados detalhados sobre o estoque de toda a rede, poderá oferecer sugestões de produtos alternativos em caso de ruptura de estoque local, ou direcionar os clientes para outros canais e lojas da rede, usando uma abordagem omnichannel.

    Além disso, o assistente traz recomendações altamente personalizadas, com base na análise do histórico de compras e nas preferências individuais de cada cliente, aprimorando a experiência de cada um.  “O mercado clama por uma comunicação mais avançada, e foi isso que nos motivou a criar a Charla. Ao desenharmos a solução, enfatizamos como ela deveria funcionar, mantendo a simplicidade e eficiência, tornando o assistente virtual uma extensão autêntica da marca Melissa, garantindo uma integração perfeita no ambiente de vendas físicas, proporcionando aos clientes recomendações de produtos personalizadas com base em suas preferências de compra”, destaca Leonardo Waissmann, head comercial da MadeinWeb. 

    Já no campo do Marketing, a Inteligência Artificial já pode ser usada como a principal assistente na criação de campanhas. Para Eduardo Mitelman, Cofundador da Inner AI,  startup de Inteligência Artificial que oferece um software 100% brasileiro como uma solução all-in-one de criação de conteúdos, “a IA é capaz de trazer os últimos insights de mercado e de comportamento do público para apoiar na criação de campanhas. Além disso, a ferramenta pode criar textos de campanhas e trazer templates personalizados para a construção de uma campanha. Para quem pretende criar alguma nova estratégia há poucos dias da Black Friday, uma plataforma de IA pode ser o caminho mais ágil e eficiente”, destaca o especialista.

    Este ano, com o aumento do investimento em IA, já é observado um movimento claro de empresas buscando inovações que não só maximizam as vendas, mas também constroem relacionamentos de longo prazo com seus clientes. É o que explica o CEO e fundador da Monest, Thiago Oliveira – “A Black Friday é um momento decisivo para o varejo, e a inteligência artificial tem se mostrado uma das principais ferramentas para transformar a maneira como as empresas se conectam com seus clientes. Ao integrar IA nas operações, é possível não apenas otimizar processos, mas também entender as demandas dos consumidores em tempo real, personalizando ofertas e criando experiências únicas”, destaca.

    Diante desse cenário, a Black Friday de 2024 se apresenta como uma oportunidade ímpar para as empresas que adotam a inteligência artificial em suas estratégias. A tecnologia permitirá a criação de experiências personalizadas e significativas para os consumidores. 

    Com a implementação de soluções inteligentes, as empresas poderão se destacar em um mercado competitivo, atendendo de forma mais eficaz às necessidades dos clientes e estabelecendo conexões duradouras. Assim, a Black Friday não será apenas uma data de ofertas, mas um reflexo do futuro do varejo, onde a inovação e a experiência do consumidor estarão no centro das operações.

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