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Black Friday | Estratégias de última hora para que sua marca se destaque na data mais aguardada do ano

Faltam poucos dias para a Black Friday e, enquanto muitas marcas já estão executando suas estratégias de comunicação para a data, algumas ainda não planejaram suas ações de vendas. Será que ainda dá tempo de apostar em uma campanha de última hora? A especialista em Marketing Digital e Inteligência Artificial, Camila Renaux, afirma que sim! Ela compartilha dicas valiosas para quem deixou tudo para o último minuto, mas quer garantir que sua marca se sobressaia na data mais aguardada pelo e-commerce e o varejo.

Ofereça descontos de verdade: a confiança do consumidor está no centro de qualquer plano de sucesso, especialmente na Black Friday, quando o público está atento a descontos reais e já cansou de cair na “black fraude”. Por isso, para atrair a atenção, você precisa reduzir os valores de verdade. “Nada afasta mais os clientes do que a sensação de que os preços foram inflacionados antes para gerar uma falsa promoção. Mostre transparência e conquiste a confiança concedendo descontos expressivos em produtos selecionados”, destaca Camila. Você deve priorizar a clareza nas ofertas e usar as comparações de preços anteriores para reforçar a credibilidade.

Promos exclusivas para a primeira compra: essa é uma ótima forma de aumentar a base de clientes fiéis, segundo a especialista em Marketing Digital. “Um preço especial na primeira compra pode não só atrair novos clientes, mas também incentivá-los a voltar no futuro”. Além do desconto, você deve criar um relacionamento duradouro com os compradores através de e-mails personalizados e recompensas para futuras aquisições.

Cupons e códigos promocionais: para dar vantagens e fidelizar, uma tática simples e eficaz é o uso de cupons e códigos promocionais. “Os consumidores adoram a sensação de exclusividade, e os cupons podem ser a chave para aumentar as vendas. O importante é pensar estrategicamente e oferecer esses códigos em campanhas que realmente engajem, como nas redes sociais ou newsletters”, ressalta Camila. Além de impulsionar as vendas, eles podem ser uma ótima ferramenta para acompanhar o comportamento de compra e entender melhor o seu público.

Selecione os produtos dos sonhos e evite reduções generalizadas: nem tudo deve entrar na promoção. “A Black Friday é sobre foco. Escolha aqueles produtos que os consumidores desejam, os ‘produtos dos sonhos’, e crie ofertas irresistíveis”, pontua. É necessário evitar dar descontos na loja inteira, pois isso tira a sensação de exclusividade, assim como pode fazer com que o seu consumidor já cativo se sinta desprestigiado. “Dessa forma, você também evita a percepção de que as reduções no preço são genéricas e sem valor real”, complementa Camila.

Faça um mimo para o seu cliente fiel: uma das oportunidades frequentemente negligenciadas durante a Black Friday é acionar os clientes já fidelizados. Muitas marcas concentram seus esforços em atrair novos consumidores, mas acabam esquecendo de valorizar quem já confia na marca. Oferecer uma promoção exclusiva para essa base cativa pode gerar um impacto positivo, proporcionando-lhes uma sensação de privilégio e reconhecimento, além de fortalecer a relação de longo prazo com esses clientes.

Novidades nos anúncios: apostar em inovação é crucial. E para a Black Friday de 2024, a especialista recomenda estar atento às novidades do mercado, como as ferramentas propostas pela Meta, que facilitam o direcionamento de campanhas. “Os anúncios Advantage+ são alimentados por inteligência artificial e ajudam a segmentar de forma mais eficaz, maximizando os resultados. Outra ideia interessante são os anúncios com lembretes, que enviam notificações de produtos para os apps de compra”. Use também os links personalizados nos anúncios, que podem direcionar o usuário para diferentes páginas de acordo com o interesse, otimizando a experiência.

Utilize as ferramentas de divulgação: esse é um ponto essencial para que as alternativas promocionais cheguem até o seu público-alvo. Segundo Camila Renaux, o ideal é usar todos os canais disponíveis: “Newsletter, contatos com consumidores fiéis, influenciadores parceiros e até grupos de WhatsApp podem ser ferramentas poderosas”. O WhatsApp, por exemplo, oferece uma conexão direta e imediata, que aparenta inclusive ser muito próxima, sendo uma excelente ferramenta para divulgar promoções, cupons exclusivos e atualizações rápidas. “Facilite a troca de informações e mantenha seus clientes informados, criando uma comunicação fluída e contínua que envolva tanto os antigos quanto os novos consumidores”.

Redação E-Commerce Uptate
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