A menos de dois meses para a Black Friday 2024, a plataforma de crédito meutudo realizou duas pesquisas nacionais para entender o comportamento dos consumidores em relação às intenções de compras para o período. Com um total de 17.392 participantes online, os dados mostram que mesmo diante das incertezas e desconfianças sobre os descontos, os brasileiros continuam planejando compras para a data.
Economizando para a Black Friday
A primeira pesquisa, com 9.241 participantes, indica que apenas 18,1% dos brasileiros estão economizando especificamente para as compras da Black Friday. Entre aqueles que estão se preparando financeiramente, 57% iniciam suas economias um mês antes, enquanto 21,1% começam a poupar após o Dia dos Pais, ou seja, três meses antes do evento.
Por outro lado, a percepção sobre os descontos oferecidos na Black Friday tem gerado dúvidas entre os consumidores: 33,3% dos entrevistados acreditam que os descontos estão perdendo valor a cada ano, enquanto 50% discordam dessa afirmação, demonstrando uma divisão nas opiniões sobre a efetividade das promoções.
O que os brasileiros pretendem comprar
Na segunda pesquisa, que contou com 8.156 participantes, o foco foi entender quais produtos estão no radar dos consumidores. Os dados mostram que 60% dos entrevistados pretendem comprar itens variados, como produtos de casa e decoração, alimentos e bebidas, beleza e cosméticos, além de moda e acessórios. Por outro lado, 20,9% planejam investir em eletrodomésticos e 17,9% em eletrônicos e informática.
Em relação aos gastos, a pesquisa revelou que 41,4% dos consumidores ainda não têm uma ideia clara de quanto pretendem gastar na data. Contudo, 32,3% afirmaram que planejam gastar até R$ 500, 19,2% até R$ 3 mil, e apenas 7,1% estimam um investimento superior a R$ 3 mil.
“Os resultados mostram que o brasileiro continua entusiasmado para encontrar boas ofertas. Embora só uma parcela esteja economizando para a data, o fato de muitos estarem se planejando indica que as pessoas estão cada vez mais atentas às suas finanças. Nossa missão é ajudar os consumidores a fazer escolhas financeiras mais inteligentes e melhor informadas”, observa Marcio Feitoza, CEO da meutudo.