A Black Friday 2024 traz expectativas elevadas de crescimento para o setor farmacêutico, especialmente no mercado digital. Uma data que já se consolidou como um dos momentos de maior volume de vendas do ano promete ser um acontecimento ainda mais significativo para marketplaces como o Farmácias app, que projeta um aumento de 17% no Valor Bruto de Mercadoria (GMV) comparado ao mesmo mês de 2023.
“Somos um marketplace de farmácias e um dos nossos grandes diferenciais é conectar perfumarias, farmácias e drogarias ao consumidor final. Temos parcerias com grandes marcas do mercado, que, muitas vezes, uma loja independente não conseguiria”, afirma o gerente de Marketing do Canais Digitais do GrupoSC, Henrique Mazza.
Para a Black Friday, Mazza identifica mudanças no comportamento do consumidor. “Hoje, o cliente faz pesquisas e compra com mais consciência, priorizando a confiança das empresas e a confiabilidade em termos de entrega”, afirma. Segundo o executivo, os consumidores valorizam tanto a pontualidade quanto a segurança oferecida pelas plataformas digitais.
A informação é corroborada com pesquisa do Google, encomendada para Offerwise, que revela que 51% dos consumidores já se planejaram financeiramente para a Black Friday e 62% querem aproveitar as ofertas. Para a Black Friday de 2024, segundo a Confi.Neotrust, a expectativa é de um crescimento de 9,1% no faturamento em relação ao ano anterior, com a arrecadação esperada de R$ 9,3 bilhões apenas no e-commerce.
Gerenciar a demanda e manter o nível de serviço esperado é um dos grandes desafios do e-commerce. Como o maior marketplace no segmento de farmácias, o Farmácias app fortaleceu sua estrutura logística. A parceria com o GrupoSC, distribuidor logístico líder, garante que os produtos estejam disponíveis e cheguem rapidamente aos consumidores, mesmo durante o pico de vendas. Além disso, medidas de segurança foram aprimoradas para proteger as transações financeiras e dados sensíveis dos usuários.
Mazza lembra que em termos de pagamento, o Pix tem se consolidado como uma das opções preferidas entre os consumidores brasileiros. “A facilidade e a segurança proporcionadas por esse método são grandes atrativos, especialmente em períodos de alto volume de vendas. A expectativa é que os consumidores priorizem ofertas que garantam não só economia, mas também conveniência e segurança ao longo de todo o processo de compra”, diz.
Comportamento do Consumidor
De acordo com um estudo realizado pelo Google com quase 2.000 consumidores, 43% dos entrevistados estão interessados em ofertas de medicamentos sem prescrição, como suplementos e vitaminas, dando uma oportunidade para as farmácias alavancarem seus negócios.
As apostas mais altas giram na venda de produtos Mamãe e Bebê e Higiene e Cuidados. A expectativa é que a busca por itens de uso diário e produtos essenciais, impulsionada por preços promocionais, levem a um aumento expressivo de tráfego e exclusivo. Dados da Consultoria Opinion Box, produtos de beleza e cosméticos representaram 18% das vendas na Black Friday e Farmácia e Saúde, 9%.
Estratégias e ofertas exclusivas
Para maximizar o potencial da Black Friday para as lojas, o Farmácias app desenvolveu um calendário especial de promoções, que será prorrogado até os primeiros dias de dezembro. A plataforma está focada em atrair novos usuários por meio de um cupom exclusivo (BEMVINDO), disponível para aqueles que farão uma compra pela primeira vez.
A empresa também aposta em ações de marketing digital robusta, abrangendo anúncios de performance, estratégias de CRM altamente personalizadas, campanhas em redes sociais e parcerias que aumentam a visibilidade da marca e garantem maior engajamento do público.