Com a chegada da Black Friday, pequenos e médios empreendedores enfrentam o desafio de se destacar em um mercado amplamente dominado por grandes varejistas. Para essas empresas, explorar suas vantagens competitivas e adaptar estratégias é fundamental para obter sucesso nesse período.
Ricardo Leite, Diretor do UOL Host, ressalta que a proximidade dos pequenos negócios com seus clientes é uma grande oportunidade para criar ações promocionais exclusivas e direcionadas. “É preciso ser criativo e oferecer ofertas personalizadas. Todos estão promovendo ações nesta época, então é essencial que sua campanha se destaque e fale diretamente ao seu público. Aproveite o fato de conhecer bem seus clientes. Não adianta apostar em promoções genéricas se o seu público tem necessidades específicas. Por exemplo, se você vende produtos artesanais, uma estratégia focada em personalização será provavelmente mais eficaz do que grandes descontos”, explica o executivo.
Dados do mercado indicam uma tendência de crescimento nas vendas online para 2024, com muitas empresas estendendo suas campanhas promocionais por todo o mês de novembro.
No marketing, uma comunicação eficiente é essencial para atrair clientes. Preparar materiais de divulgação específicos para redes sociais, grupos de WhatsApp e websites é indispensável, assim como usar plataformas de e-commerce que ofereçam newsletters personalizadas, fortalecendo o relacionamento com o público.
Segundo Leite, as redes sociais, como Instagram, TikTok e WhatsApp, são grandes aliadas, mas manter o site ou a loja virtual atualizada e com boa usabilidade, com descrições detalhadas dos produtos, seus diferenciais e benefícios, é fundamental, pois são o destino das campanhas.
“Cada rede social possui sua própria linguagem e formato de interação, o que permite impactar diferentes públicos de forma certeira durante o período de promoções”, explica. “No Instagram, por exemplo, o apelo visual é essencial, e stories e posts com imagens e vídeos atraentes são eficazes para capturar a atenção rapidamente. Já no TikTok, vídeos curtos e criativos com desafios ou trends podem viralizar uma promoção. O WhatsApp, por sua vez, oferece uma comunicação mais direta e personalizada, ideal para o envio de ofertas exclusivas e promoções de última hora”, complementa.
Trabalhar nichos pode ser também um diferencial estratégico poderoso. Ao focar em um produto específico em que você é especialista, você pode posicioná-lo como o destaque central de sua campanha. Isso não só atrai um público altamente interessado, como diferenciar sua oferta de grandes varejistas que geralmente trabalham com um portfólio amplo e genérico. Ao oferecer algo exclusivo ou difícil de encontrar em outros lugares, você aumenta sua competitividade e cria um senso de urgência, fortalecendo o vínculo com o cliente e potencializando suas chances de conversão durante eventos como a Black Friday.
Por fim, Leite recomenda que todas as ações sejam planejadas com antecedência, com uma comunicação atrativa e a escolha de produtos que diferenciem o negócio da concorrência. Essas estratégias permitem que pequenos e médios empreendedores aproveitem ao máximo as oportunidades que a data oferece.