Confirmando as previsões positivas do varejo nacional para as vendas na Black Friday de 2024, a Criteo, a companhia de commerce media, registrou um crescimento expressivo no volume de transações do ecommerce brasileiro ao longo das últimas semanas, em comparação com o desempenho observado no mesmo período do ano anterior.
Conforme os dados da Criteo, maior ad tech independente do mundo, as vendas totais do comércio eletrônico nacional nesta Black Friday superaram em 9% o volume de transações verificado na sazonalidade de 2023. Já o gasto médio dos consumidores brasileiros foi 4% maior nesta temporada de ofertas de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Os resultados da Black Friday deste ano apontam para uma forte temporada de vendas de fim de ano, com os consumidores demonstrando grande entusiasmo em gastar, mesmo após semanas de ofertas antecipadas. Esse aumento do interesse no evento, em meio a um ambiente mais amplo de vendas, sinaliza valiosas oportunidades para marcas e varejistas impulsionarem o crescimento do final do ano”, afirma Tiago Cardoso, Managing Director para Latam na Criteo.
“Ao manter o impulso com mensagens personalizadas e omnichannel – seja online, móvel, nas redes sociais ou pessoalmente –, eles podem encontrar os consumidores onde quer que estejam comprando. Com o aumento dos investimentos em IA, podemos esperar que varejistas e marcas aproveitem estratégias impulsionadas por IA para otimizar campanhas, maximizar o engajamento e transformar esse interesse do período de festas em lealdade duradoura do cliente.”, conclui.
O incremento ocorreu em diversas verticais de produtos analizadas pela Criteo, que mantiveram uma forte elevação percentual de 3 dígitos que já havia sido observada na temporada anterior. Os valores se referem às vendas orgânicas online realizadas em mais de 400 varejistas brasileiros, considerando todos os dispositivos.
CATEGORIA | BLACK FRIDAY 2023 | BLACK FRIDAY 2024 |
Saúde e Beleza | +445% | +460% |
Alimentos, Bebidas e Tabaco | +247% | +326% |
Jogos e Brinquedos | +87% | +101% |
Moda e Acessórios | +409% | +400% |
Malas e Bolsas | +543% | +382% |
Casa e Jardim | +428% | +370% |
Móveis | +546% | +426% |
Artigos Esportivos | +379% | +293% |
Eletrônicos | +474% | +447% |
Aumento percentual das vendas unitárias, Brasil. Linha de base: Média de 1 a 28 de outubro de cada ano.