O ano de 2025 chegou mostrando que a tecnologia não vai esperar o tempo das empresas para se adaptarem. É preciso agir rápido e estar sempre um passo à frente na inovação. Neste cenário, a automação no atendimento ao cliente transforma a interação com os clientes em algo mais acertado e objetivo.
Esse processo permite atender a milhares de pessoas simultaneamente, reduzir o tempo de resposta e melhorar a experiência do usuário. Pesquisas indicam que os chatbots, por exemplo, podem resolver até 80% das consultas realizadas pelos consumidores sem a necessidade de intervenção humana, conforme estudo da Juniper Research. Essa funcionalidade destaca o papel estratégico da inteligência artificial na redução de custos operacionais e no aumento da produtividade das equipes de atendimento. Além disso, os bots oferecem suporte ininterrupto, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, o que garante agilidade e experiências positivas para o público.
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos financeiros, estes resultados consolidam os chatbots como uma solução eficaz e escalável no mercado atual. “Aplicativos que integram chatbots, assistentes virtuais e automação de fluxos de suporte são ferramentas importantes para otimizar o relacionamento com os consumidores, beneficiando empresas de todos os setores”, destaca.
Para ele, as empresas precisam adotar tecnologias que aprimorem suas operações e melhorem o atendimento ao cliente com certa urgência. Isso porque o consumidor está cada vez mais inserido digitalmente e busca rapidez na resolução dos seus problemas. “Chatbots e aplicativos automatizados otimizam processos ao mesmo tempo que proporcionam uma experiência mais satisfatória e personalizada”, completa.
Automação e coleta de dados
Além de resolver questões operacionais de ordem prática, a automação coleta dados sobre o comportamento dos consumidores que são essenciais em planejamentos estratégicos e tomadas de decisão a curto, médio e longo prazos. Essas informações permitem que gestores personalizem ainda mais as interações futuras.
“A utilização bem planejada de chatbots direciona os clientes ao setor correto e cria uma base estruturada para resolver problemas com maior rapidez e eficácia. No entanto, especialistas destacam que o sucesso dessa tecnologia depende de uma implementação cuidadosa, que mantenha o equilíbrio entre eficiência tecnológica e um toque humano essencial”, acrescenta o especialista.
Empresas pioneiras têm usado esses recursos para inovar no atendimento, reduzindo custos, aumentando a satisfação dos consumidores e impulsionando seus indicadores de Net Promoter Score (NPS). O impacto já é perceptível em diversos setores e a adoção estratégica de aplicativos automatizados promete redefinir os padrões de atendimento ao cliente no Brasil e no mundo.